“Pague 1 e Leve 2” faz loja vender 3 vezes mais
Muito se tem discutido sobre o apetite do consumidor quando as lojas de móveis reabrirem suas portas. No Sul praticamente todas as cidades têm lojas abertas, muitas desde abril, o que permite avaliar melhor o comportamento do consumidor, tendo em vista a reabertura há mais tempo. No Nordeste, por exemplo, muitas cidades estão reabrindo esta semana.
Um caso emblemático aconteceu no interior de Santa Catarina. A loja Vitrine Móveis e Colchões, de Itaiópolis, reeditou (pela 10º vez) uma promoção que iniciou em 2016. Na época, em razão da crise econômica, o proprietário da loja, Iris Gelbcke, decidiu arriscar em uma promoção mais agressiva: o cliente comprava um móvel e levava outro igual, de graça. A promoção foi um sucesso, tanto que vem se repetindo nos anos seguintes.
Agora, em razão da pandemia, Iris inovou um pouco. Comprando um produto, o cliente leva outro produto escolhido na loja, não mais dois do mesmo. E, novamente, o resultado foi excepcional. “Quando começamos, na primeira edição, a previsão era comercializar 250 itens, mas o resultado foi muito maior. Vendemos 1.483 produtos, quase cinco vezes mais do que havíamos previsto”, lembra o diretor da Vitrine Móveis e Colchões.
Agora (o evento começou dia 30/05 e terminou dia 02/06) a promoção rendeu em quatro dias faturamento equivalente a 15 dias normais. “Foi praticamente seis vezes mais do que o objetivo e três vezes mais do que aconteceria em dias normais”, observa o ´proprietário da Vitrine Móveis e Colchões.
Iris Gelbcke é bastante conhecido no mercado moveleiro por suas estratégias agressivas em vendas. Em 2017 e 2018 ele foi eleito “O maior vendedor de colchões do Brasil” pelo Anuário de Colchões Brasil. A métrica considerada foi a venda de colchões per capita, considerando a abrangência das lojas físicas analisadas em todo o País.
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