Parque industrial de Cruzeiro do Sul funciona bem
Por Edson Rodrigues
-
23 de Setembro 2013
Pouco mais de um ano após sua inauguração, o Parque Industrial e Florestal de Cruzeiro do Sul está em pleno funcionamento, com 14 marcenarias/movelarias, uma grande metalurgia produzindo e se expandindo, uma indústria de extração de óleos e várias obras em construção.
Todos os 27 lotes da área de 19 hectares já estão ocupados. As indústrias instaladas no parque são de segmentos variados como construção civil, bebidas, alimentos, madeireiro, marcenaria/movelaria e metalurgia e juntas geram cerca de 300 empregos diretos.
O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) está negociando a compra de mais nove hectares de terra nas proximidades para ampliação do parque. No início, o projeto visava implantar apenas um polo moveleiro na área situada no bairro Nova Olinda, mas depois a orientação foi mudada, e abrangeu indústrias de outros ramos.
O proprietário de uma empresa de móveis, João Evangelista, destaca que atualmente os moveleiros têm um melhor ambiente de trabalho e estão usando tecnologia para produzir os móveis, o que é bem diferente das antigas marcenarias onde o pó de serra ficava espalhado pelo chão e disseminado pelo ambiente, prejudicando a saúde dos profissionais. Na empresa dele foram instalados exaustores que retiram a quase totalidade do pó de dentro do local de trabalho. Além disso, o local possui também programas de computador de modo que o cliente pode até desenhar o móvel do jeito que quiser.
Comentários