Pequenas indústrias moveleiras conquistam prêmio internacional
Designers e empresas de móveis brasileiros foram destaque no MUSE Design Awards 2023, uma das mais renomadas competições internacionais que reconhece a excelência em projetos de design de diversas áreas, incluindo móveis, iluminação, paisagismo, moda, entre outras. O mobiliário desenvolvido por empresas do Brasil conquistou sete premiações, sendo cinco medalhas de ouro. Entre as vencedoras, cinco são micro e pequenos negócios atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, realizado pelo Sebrae e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), voltado ao desenvolvimento das empresas do setor.
Em 2023, a premiação atraiu mais de 85 mil inscritos, com projetos enviados por participantes de 112 diferentes países. Essa diversidade global destaca a amplitude do alcance e da relevância da competição, demonstrando como o design se trata de uma linguagem universal, capaz de, ao mesmo tempo, unir e destacar as semelhanças e as particularidades de cada cultura e sua indústria.
As conquistas das empresas brasileiras confirmam o potencial produtivo e criativo do design e da indústria de móveis nacional, que é a sexta maior do mundo, sendo composta majoritariamente por empresas de pequeno porte.
São estas as vencedoras: House Garden, Dopo Móveis, Mill Móveis, Real Marcenaria e Zanat Estofados.
Sobre o PDCIMob
O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida através de uma parceria entre o Sebrae e a ABIMÓVEL. Estruturado em três trilhas estratégicas — Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Aproximação Comercial —, o PDCIMob tem como objetivo principal a aprimoração da eficiência nas operações das micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todas as etapas da gestão, produção e comercialização.
Ao promover a integração da indústria, a iniciativa visa fortalecer a competitividade, impulsionar a inserção no mercado nacional e internacional, estimulando também a colaboração entre os diversos elos da cadeia moveleira. Desempenhando, dessa forma, um papel estratégico na capacitação, na profissionalização e na expansão sustentável das empresas de móveis no Brasil.
(Com informações Agência Sebrae de Notícias)
Comentários