Perspectivas de soluções digitais para a indústria moveleira
O processo de Transformação Digital, entendido como o processo de mudança de modelos de negócios existentes com novas tecnologias digitais, ainda está em seus estágios iniciais na indústria moveleira europeia, com poucos fabricantes líderes de móveis que integram totalmente a digitalização em seus processos.
Para a grande maioria dos fabricantes de móveis europeus pesquisados pelo CSIL dentro de suas atividades de pesquisa, a transformação digital, como o desenvolvimento de IoT, manufatura aditiva, impressão 3D ou Inteligência Artificial (IA), ainda está em andamento ou apenas começou (60% e 10% respectivamente). Apenas 20% dos entrevistados têm um roteiro de transformação digital bem avançado ou totalmente integrado em vigor.
Normalmente, as empresas que iniciam um processo de transformação digital primeiro introduzem soluções para máquinas de produção, incluindo a adoção e interconexão de robôs para certas etapas do processo de produção. Em segundo lugar, elas fazem investimentos para implementar softwares para coletar, gerenciar e proteger dados de todas as áreas de negócios (como sistemas ERP). Finalmente, as empresas adotam soluções avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para analisar os dados coletados.
Existe uma disparidade notável entre a oferta de tecnologias e sua utilização efetiva no cenário da indústria moveleira europeia.
Essa lacuna decorre principalmente de desafios em garantir habilidades apropriadas, um conhecimento ainda limitado de compreensão de tecnologia e uma cultura gerencial que pode nem sempre ser prontamente receptiva a mudanças. Mas, no médio prazo, espera-se que os investimentos em transformação digital aumentem rapidamente, dobrando sua participação no faturamento da empresa, de acordo com a amostra do CSIL. Os investimentos se moverão em direção à integração de áreas de negócios com soluções digitais para atingir o conceito de fábrica inteligente. O aumento das quotas de mercado também será aproveitado por produtos inteligentes, que aumentarão em dois dígitos anualmente de agora até 2030.
As áreas onde as empresas mais investiram em digitalização incluem segurança cibernética, computação em nuvem e robótica. É importante destacar que tanto a segurança cibernética quanto a computação em nuvem estão entre as metas para 2030 do Digital Decade Policy Programme, segundo o qual pelo menos 75% das empresas da UE devem adotar em suas operações serviços de computação em nuvem, big data e/ou IA.
A inteligência artificial, vista como um conjunto de tecnologias, tem importância particular para aplicações comerciais potenciais tangíveis em diferentes áreas de negócios, desde processos de produção até simplificação e ofertas de serviços para a indústria de móveis. Uma das áreas em que a IA é mais comum é o uso de algoritmos de aprendizado de máquina que analisam uma vasta quantidade de dados de consumidores de sites de mídia social para identificar (e prever) as tendências de produtos mais populares, melhorar a personalização e adaptar às necessidades individuais e criar materiais novos e inovadores.
Fonte: https://www.worldfurnitureonline.com
Comentários