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'Fator humano' é crucial para o varejo

Por Marina - 27 de Abril 2018

Uma pesquisa conduzida pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) revelou que 80% dos consumidores já desistiram de comprar um produto, pelo menos em três ocasiões, devido ao atendimento ruim. O levantamento, segundo análise da associação, revela como o 'fator humano' é decisivo para o mercado de varejo, mesmo no contexto de avanços tecnológicos e popularização do e-commerce.

 

A pesquisa foi feita com empresários do setor. A ideia é que eles respondessem na condição de consumidores. O gerente executivo da Acic, Leandro Diniz, explica que, além de sensibiliar o empresariado para questão, o resultado serve como referência para a instituição que visa dobrar, até dezembro, o número de empresários e colaboradores das empresas que devem passar por um treinamento de qualificação profissional

 

Ao todo, três situações foram apresentadas para cada entrevistado. A primeira questão era se ele preferia um atendimento humano de qualidade, em relação ao autoatendimento. De acordo com os números divulgados, 78% dos participantes da análise optaram pela primeira opção.

 

Na sequência, o entrevistado deveria indicar quanto o atendimento influencia no processo de compras. Ao questionamento, 93% responderam muito ou totalmente. Por fim, a última pergunta feita aos associados, tratava sobre ocasiões em que ele deixou de comprar um produto ou contratar um serviço, por três vezes, em virtude de atendimento ruim. Ao todo, 81% dos participantes indicaram que já desistiram.

 

 

(Com informações do G1)

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