Planta de MDF de palha de arroz começa as operações nos EUA
Quando a construção estiver concluída no terceiro trimestre de 2019, a CalPlant I será a primeira produtora comercial de chapas de fibra de média densidade (MDF) à base de palha de arroz no mundo, fornecendo anualmente aproximadamente 13 milhões de metros quadrados de MDF sem formaldeído.
O CalPlant I e sua empresa predecessora CalAg LLC passaram muitos anos pesquisando, desenvolvendo e patenteando um processo para fabricar MDF de alta qualidade usando palha de arroz, matéria-prima renovável anualmente, cuja decomposição colocou questões ambientais na Califórnia por mais de um século. A palha de arroz é um produto de resíduos agrícolas da colheita anual, e todos os suprimentos para a planta serão adquiridos de plantadores de arroz de Sacramento Valley, em um raio de 24 a 40 quilômetros do local da planta em Willows, Califórnia.
Atualmente, a prática mais comum de descarte de palha é iniciar um processo de decomposição inundando os campos após a colheita. Esta prática usa um grande volume de quantidades incrementais de água. Ao transformar a palha de arroz em MDF, a empresa reduzirá significativamente os níveis de água que teriam sido desviados dos cursos d'água regionais para inundar os campos de arroz após a colheita.
Para comercializar seu MDF, a CalPlant I assinou, em agosto de 2018, um contrato com a Columbia Forest Products, um dos primeiros investidores neste projeto.
A empresa colocará no mercado MDF de 3mm a 30mm de espessura. "Como a madeira, palha de arroz é um material celulósico e nosso MDF oferecerá as mesmas características de desempenho que as convencionais MDF à base de madeira”, disse o CEO da Columbia, Brad Thompson.
Comentários