IMG-LOGO

Polo moveleiro de Ubá comemora resultados na CASACOR-MG

Revisado Natalia Concentino - 26 de Setembro 2024
maikyanne-sodre-living-galeria-casacor-minas-gerais-2024-credito-henrique-queiroga-9.jpg
Ambiente “Living Galeria” foi projetado pela arquiteta ubaense Maikyanne Sudré, e pensado especialmente para o evento | Crédito: Maikyanne Sudré

Promover as empresas e os profissionais do polo moveleiro de Ubá, na Zona da Mata, fortalecendo suas marcas e conectando pessoas e negócios. Esta foi a proposta da participação do polo durante a 29ª edição da CASACOR Minas Gerais, maior mostra de arquitetura, paisagismo, design de interiores e arte do Estado.

 

O evento ocorreu de 26 de julho a 15 de setembro no Espaço 356, em Belo Horizonte, e abrigou 62 ambientes, assinados por 97 profissionais do segmento, sendo o Living Galeria o espaço exclusivo do Sebrae Minas para expor as peças de indústrias do polo de Ubá.

 

O ambiente foi projetado pela arquiteta ubaense Maikyanne Sudré, e pensado especialmente para o evento. Nele, estavam expostas 10 peças desenvolvidas por cinco designers de produtos da região. Os móveis foram produzidos exclusivamente para a mostra, sob a curadoria do designer mineiro Gustavo Greco, por meio do apoio e da mentoria do Sebrae Minas.

 

O conceito do espaço e dos móveis foi inspirado na história da cidade de Ubá, no interior de Minas Gerais, com suas riquezas e destaques, como a famosa manga Ubá, e homenagens ao compositor natural da cidade, Ary Barroso. A analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures reforça que “a mostra permitiu aos participantes a comunicação direta com os consumidores, compartilhando a cultura ubaense e o polo moveleiro de Ubá. O evento possibilitou às indústrias captaram novos clientes e acessaram novos mercados”, sublinha.

 

leia: Acontece em Minas Gerais o 1º Seminário de Vidro para Movelaria

 

Negócios e parcerias

 

Uma das indústrias de Ubá participantes da mostra foi a Sparta Móveis, com a Mesa de Centro Aquarela, design de Robério Teixeira da Silva. O empresário Luiz Roberto Pereira conta que o maior aprendizado foi a elaboração de produtos diferenciados e de alta qualidade, que resultaram em um novo nicho de mercado. “O evento nos deu grande visibilidade nacional, com clientes de todas as regiões demandando nossas peças. A próxima ação será reestruturar o lançamento de produtos, estratégias comerciais e negociações diferenciadas por regiões, clientes e produtos”, explica.

 

A ubaense Montanha Móveis integrou o Living Galeria com a peça Estante Manga, design de Noemi Arruda. A parceria entre a empresa e a profissional foi para além do evento e do móvel exposto, e a ideia é dar continuidade à colaboração. O empresário Lucas Queiroz Montanha conta que a CASACOR foi uma vitrine para inspirar os visitantes por meio de ambientes prontos. “As duas estantes expostas foram vendidas para clientes na própria mostra. Além disso, o evento nos rendeu mais visualizações e movimentos nas redes sociais”, explica.

 

A CASACOR Minas Gerais também ajudou a unir os empresários participantes, fomentando o potencial criativo do polo moveleiro de Ubá. Agora, parte do grupo vai participar de outra iniciativa do Sebrae em Ubá, com atividades que envolvem a preparação para a 4ª Mostra de Móveis de Ubá, que ocorre entre 20 e 23 de janeiro de 2025, além de consultorias para controle e melhoria de processos na indústria.

 

Fonte: https://diariodocomercio.com.br

Comentários