Poloneses estão de olho no design brasileiro
Para fomentar a relação com o mercado europeu, principalmente o que diz respeito ao licenciamento de projetos e produtos, o Projeto Raiz vem recebendo, desde o dia 27 de novembro, a visita de empresas polonesas até esta quinta-feira (29). O grupo de compradores veio ao Brasil para passar por três importantes polos de design nacional: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com Ana Cristina Schneider, consultora do projeto, a Polônia é um canal de acesso para outros mercados de interesse na Europa, como o Reino Unido, um dos alvos do design brasileiro.
Ações estratégicas personalizadas para intensificar e promover a relação comercial entre os designers brasileiros e o mercado externo. Este é o fio condutor do Projeto Raiz, parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, 46 estúdios de design de todo o país participam da iniciativa, que prevê investimento de U$ 2 milhões para o próximo período.
Os números do Projeto
Criado em 2012 a partir da base sólida do Sindmóveis de Bento Gonçalves, entidade que há 40 anos representa o setor moveleiro nacional, somado ao apoio da Apex-Brasil, o Projeto Raiz possui, atualmente, 46 estúdios de design associados, dentre eles nomes como Jader Almeida, Paulo Alves, Aristeu Pires, Guto Indio da Costa, entre outros.
A atuação do Projeto segue o cronograma de feiras internacionais de design, com destaque para a participação na ICFF - Nova Iorque, considerada a maior plataforma do setor de mobiliário de alto padrão dos Estados Unidos.
Comentários