IMG-LOGO

Por que arquitetos criam peças exclusivas para seus projetos?

Revisado Natalia Concentino - 26 de Agosto 2023

O público que visita a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais em busca de inspirações e referências sobre o morar, tem a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de um time formado por arquitetos, designers de interiores, incluindo uma série de peças e produtos criados especialmente para cada um dos ambientes da mostra. É comum que arquitetos e designers sejam estimulados e até convidados por marcas para desenvolver desenhos e protótipos exclusivos para seus ambientes. Desta forma, a CASACOR contribui para a oxigenação do mercado, que é ávido por novidades. É comum que, a cada edição da mostra, o mercado passe a contar com diversas soluções e novidades, criadas de forma despretensiosa, mas que acabam caindo nas graças do público e são lançadas pelas empresas envolvidas logo após a realização do evento. E esta edição conta com diversos exemplos de colaboração entre arquitetos, designers, fabricantes e lojistas.

 

Logo na entrada, no Lobby Essência, da Life projects, o público já é surpreendido com as criações do Cria Lab, estúdio criativo coordenado por José Lourenço. Entre os destaques, o banco Essência, construído com apenas dois materiais naturais: uma lâmina de madeira cumaru em formato orgânico que são interceptadas por 3 peças em travertino bruto, formando as bases.

 

Banco Essência - Cria Lab - Lobby Essência - CASACOR Minas | Foto: Estudio ny18

 

O uso de materiais naturais está cada vez mais em alta. Madeira, pedras, couro, tecidos naturais e outros elementos encontrados na natureza são protagonistas em diversos ambientes da mostra. Uma das novidades desta edição é a linha assinada por Pedro Lázaro para Leform, especializada em planejados de alto padrão. As peças podem ser conferidas na Sala da Lareira e Varanda, e já podem ser adquiridas diretamente com a empresa. Reunindo madeira, vidro, couro e metal, as peças inovam ao utilizar o couro como revestimento interno dos armários, com prateleiras metálicas. Outro destaque do ambiente é a exclusiva cortina em seda rústica amassada, com tecido de origem indiana fornecido pela Marie Camille, outra novidade que chega agora ao mercado. 

 

Peça da nova coleção Leform, assinada por Pedro Lázaro | Foto: Jomar Bragança

 

Para a arquiteta Cynthia Silva, que participa da CASACOR Minas pela sexta vez consecutiva, criar peças exclusivas para seus ambientes é motivo de grande realização. Em 2018, quando projetou o Quarto Origem, ela desenhou uma banheira em pedra sabão e toda a linha de mobiliário para o quarto de bebê. O sucesso foi tanto que a coleção foi lançada comercialmente em parceria com uma loja do setor. A cada partir daí, ela sempre vem se dedicando à criação de peças autorais para seus ambientes. Para este ano, no Armazém Origem Minas, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae, Cynthia desenhou uma linha de luminárias em rami, que foram produzidas pela artesã Simone Oliveira, de Carangola (MG). Integrante do programa Origem Minas, a artesã recebeu recentemente o Prêmio Top 100 de Artesanato, um concurso nacional promovido pelo Sebrae. A luminária está fazendo tanto sucesso que chamou a atenção da Templuz, será passará a comercializá-la em breve.

 

Luminárias de Cynthia Silva para Armazém Origem Minas - CASACOR Minas | Foto: Estudio ny18

 

Na Sala de Aperitivos, de Dúnia Zaidan, a criatividade da arquiteta está na Bancada, no escaninho de bebidas e também no tapete. Tudo foi desenhado por ela nesta releitura divertida e contemporânea do barzinho, um espaço que não podia faltar nas casas, e que agora surge com uma pegada totalmente contemporânea. Em forma de “grid”, com nichos repetitivos, as garrafas são dispostas de forma a criar um movimento de cheios e vazios. O tapete assimétrico desenhado pela arquiteta, foi desenvolvido pela Marie Camille.

 

Durante o processo criativo para a conceituação do Compact Office, um escritório intimista e acolhedor, o arquiteto Túlio Henrique investiu no desenvolvimento do projeto de uma mesa compacta, que tira partido do ambiente, tornando-se protagonista da cena. “A ideia foi quebrar a monumentalidade da forma, explorando o tampo com um ângulo mais aberto, trazendo mais fluidez e uma melhor circulação para o espaço”, define o arquiteto. A peça, confeccionada em quartzito Montblanc com acabamento fosco parece flutuar no ambiente.

 

No espaço ÓCIO & OFÍCIO, de Luciana Garcia, um destaque que chama a atenção são as banquetas criadas por ela, inspiradas nos tamboretes de fazenda. Ao invés do couro, a autora trouxe a opção de assentos desenhados com tramas de algodão dispostas de forma geométricas em diálogo a arquitetura do espaço. “A trama remete ao fazer ancestral feminino de trançar fios em diversas superfícies enquanto o desenho do tamborete remete aos tempos interioranos do cotidiano nas fazendas’, destaca. Luciana. As peças estão sendo lançadas em parceria com o Estúdio Trama, que também está presente em outro ambiente da mostra, que é o Varanda Café, de Adriana Gouveia.

 

Luciana Garcia e as banquetas criadas para seu ambiente na CASACOR Minas | Foto: Leca Novo

 

No ambiente Hera uma Vez, assinado por Laura Carvalho algumas peças criadas pela arquiteta complementam com precisão o espaço que evoca uma atmosfera de fantasia e memórias. O recamier, em veludo de algodão, foi viabilizado por meio de uma parceria com a Amém Casa. Já as mesas em pedra natural (mármore, quartzo e granito), em diferentes cores e alturas, brincam com a espacialidade, agregando requinte e uma boa dose de ousadia. As mesas foram executadas em parceria com a Del Rei Pedras e estão fazendo tanto sucesso que também farão parte da linha de produtos da empresa.

 

Recamier desenhado por Laura Carvalho para o ambiente Hera uma Vez - CASACOR Minas | Foto: Osvaldo Castro

 

No Quarto do Bebê, projeto assinado pelo escritório Moura Jabour, duas peças criadas pelos arquitetos chamam a atenção dos visitantes. A primeira delas é o cabideiro orgânico em metal, desenhado pelo escritório e produzido pela Boutique Férrea. O banco, dentro do box do banho, também é um desenho dos arquitetos e foi produzido com tampo em MDF fornecido pela Berneck, empresa integrante do Polo Moveleiro do Sebrae.

 

A Suíte Ócio, de Michele Alves, que pertence ao empreendimento Casa Ferolla, que está sendo erguido no local pela F2 Incorporadora e Construtora e Arthros Incorporadora, também conta com uma peça desenhada pela arquiteta. Trata-se da mesa de cabeceira que sai como se fosse um rasgo da marcenaria. Por conta disso, a peça recebeu esse nome, e surpreende pela execução.

 

A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 03/09, na Casa Ferolla (Rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site (www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.  

Comentários