Preço do móvel no varejo cai forte em março
No acumulado do ano setor já recuou 1,65% ante um IPCA geral de 0,53%, um descompasso que prejudica ainda mais as indústrias moveleiras
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 0,07% em março, o menor resultado para um mês de março desde o início do Plano Real (1994), e ficou 0,18 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de fevereiro (0,25%). Em março de 2019, a taxa havia sido de 0,75%. O índice acumulado no ano tem alta de 0,53% e, nos últimos 12 meses, de 3,30%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três tiveram deflação em março.
Para não variar, um deles é o segmento de mobiliário com -1,10%, na realidade mais um tombo nos preços do varejo, o que não se constitui mais novidade, porém aumenta a preocupação da indústria.
O item colchão é o que mais teve impacto negativo na composição do IPCA de mobiliário. O setor registrou queda de 3,78% e acumula um recuo de 4,85% nos primeiros três meses deste ano. Em seguida vem o setor de móvel infantil, com queda de 2,05% em março e 4,04% no acumulado do primeiro trimestre.
Veja abaixo o quadro completo do comportamento de preços ao consumidor em março, segundo a pesquisa mensal do IBGE:
Comentários