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Preços do e-commerce deflacionam em fevereiro

Por Marina - 20 de Março 2018

Os preços do comércio eletrônico registraram deflação de 4,16% em fevereiro, aponta a medição do  Índice FIPE Buscapé. São 15 meses consecutivos de deflação anual, ou seja, comparada ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação ante ao mês de janeiro, os preços apresentaram uma ligeira alta de 0,09%.

 

Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, a maioria apresentou redução em fevereiro: seis ao todo: telefonia e celulares (-13,91%),  fotografia (-7,07%), esporte e lazer (-4,95%), moda e acessórios (-2,94%), informática (-1,94%) e eletrônicos (-1,29%).

 

Na contramão da tendência, a categoria de casa e decoração registrou alta de 0,26% e o segmento de eletrodomésticos viu os preços crescerem 0,88%. Os outros segmentos que registraram alta foram o cosméticos e perfumaria (2,85%) e o de brinquedos e games (4,34%).

 

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. "A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário", de acordo com o Buscapé. 

 
Preços gerais 

 

A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,84% nos últimos 12 meses terminados em fevereiro, abaixo do piso do intervalo de meta inflacionária de 3%, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -6,8% em relação aos preços gerais da economia.

 

 

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