Preços no e-commerce abrem 2018 em queda
O Índice Fipe Buscapé indica que os preços do comércio eletrônico abriram 2018 em queda. Já são 14 meses consecutivos de deflação anual, ou seja, nas comparações com os mesmos meses do ano anterior. Na avaliação ante o mês de dezembro os preços subiram 0,29%, o menor índice para o mês de janeiro desde o início da série histórica (há sete anos), e em linha com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Dos dez grupos monitorados pelo Índice Fipe Buscapé, cinco apresentaram redução em janeiro na comparação com o mês anterior. A queda foi impulsionada, principalmente, pelas categorias telefonia e celulares (-13,43%) e fotografia (-9,77%). Já o setor de casa e decoração (que inclui os móveis) está no campo oposto, registrando um aumento de 1,26%.
“Iniciamos 2018 com os preços em queda na comparação anual e a boa notícia é que, apesar dos preços terem subido na medição mensal, o índice foi o menor dos últimos 84 meses. A expectativa é que os preços do e-commerce se mantenham em queda, reforçando a competitividade do setor”, afirma Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre com os mesmos produtos, que tendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.
O Índice de Preços Fipe Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa de informações sobre o e-commerce do país. O site Buscapé recebe mensalmente mais de 60 milhões de visitas e compara preços de mais de 25 milhões de produtos vendidos por 8,5 mil lojas.
A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 2,86% nos últimos 12 meses terminados em dezembro, inferior ao piso do intervalo de meta inflacionária de 3%, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -6,1% em relação aos preços gerais da economia.
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