Prêmio Salão Design tem 827 projetos inscritos de 9 países
827 projetos foram inscritos para participar da 23ª edição do Prêmio Salão Design, promovido pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves (RS). São quase 200 a mais em relação à edição passada, quando houve 629 projetos concorrentes. As inscrições encerraram na última semana e estão concorrendo projetos de mobiliário de nove países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Uruguai.
Os vencedores serão escolhidos em duas etapas por grupos distintos de jurados. Nessa primeira fase, a comissão técnico-funcional vai analisar um a um os projetos inscritos no site, analisando os desenhos técnicos, imagens e memoriais descritivos. Esse grupo é formado pela diretora técnica no Centro Brasil Design, Ana Brum; a professora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos; o Head Designer do Grupo K1 Mateus Conceição; o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário Ricardo Dal Piva e a presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores Silvana Carminati Heckman.
Nessa edição, não houve categorias para acessórios e iluminação, podendo ser inscritos apenas projetos de mobiliário, como noticiamos anteriormente. As cinco categorias passaram a ser chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.
A avaliação dos projetos inscritos vai ser na segunda quinzena de setembro e a divulgação dos selecionados para a segunda etapa, dia 10 de outubro. No mês de janeiro, os finalistas deverão enviar seus produtos para a etapa final de julgamento, em Bento Gonçalves. Aí, então, um novo grupo de jurados fará a avaliação estético-criativa e escolha dos estudantes e profissionais vencedores.
Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988. Nessa edição, o prêmio é de R$ 10 mil para profissionais e R$ 6 mil para estudantes. A cerimônia de premiação e mostra de produtos será na Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves. Os vencedores participam, ainda, de mais uma exposição no próximo ano, durante o São Paulo Design Weekend.
Comentários