Presidente da Abimóvel fala sobre feiras e venda de móveis usados
10 Minutos com Ari Bruno Lorandi traz uma notícia sobre o mercado imobiliário, que também influencia nas compras ou não de móveis, já que mesmo com queda dos juros, inflação sob controle e desemprego menor, o mercado imobiliário não deve reagir tão rapidamente.
COMENTÁRIO ABL: A soma de recursos para o setor imobiliário em 2023 foi cerca de R$ 238 bilhões, 6,6% abaixo dos R$ 255 bilhões obtidos em 2021. Começa por aí o problema.
Temos hoje no Brasil pouco mais de 72 milhões de domicílios, ou seja, 2,8 pessoas por moradia. Parece que está tudo bem, mas não é assim, porque um percentual significativo mora em sub habitações.
A estimativa de uma pesquisa do Instituto Impulso, com dados do IBGE, mostra que o setor moveleiro poderia agregar 10 bilhões de reais por ano em seu faturamento se o plano habitacional no Brasil seguisse seu curso normal, ou seja, levando as pessoas para uma moradia adequada, com cômodos suficientes para abrigar uma família.
Para que isso seja possível, seria preciso que os recursos destinados para moradia aumentassem dos 238 bilhões atuais para 380 bilhões/ano, ou seja um incremento de 60%, que geraria um aumento de 12,5% no consumo aparente de móveis no mercado nacional. Por enquanto só resta esperar...
No segundo bloco do programa damos continuidade à entrevista com Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel, que comenta sobre o mercado da revenda de móveis e o grande número de feiras do setor.
A edição encerra com o tradicional Cá entre nós. Ari Bruno Lorandi fala sobre como ganhar mais dinheiro e trabalhar menos.
Assista ao programa no player acima.
Comentários