Primeira placa de MDF é produzida no ES
Nesta quinta-feira (14), a primeira placa de madeira de média densidade (MDF) vai ser produzida no Espírito Santo pela Placas do Brasil S/A. A empresa, que está instalada no município de Pinheiros, produzirá painéis de MDF cru e revestido para a indústria do setor de móveis, atendendo além do estado capixaba, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e a região Nordeste. A capacidade de produção da empresa será de 25 mil metros cúbicos por mês, destes 12 mil serão de MDF revestido.
Em um primeiro momento, a empresa vai atender com a produção de placas de MDF o mercado moveleiro da região de Linhares. Além disso, a produção de placas revestidas ainda ficará para uma próxima etapa, quando a linha de produção estiver totalmente pronta. Segundo informações da empresa, o investimento já gerou na região 160 empregos diretos e 450 indiretos.
A Placas do Brasil S/A
A iniciativa da criação da empresa surgiu dos empresários ligados ao Sindicato da Indústria de Madeira e Móveis de Linhares e Norte do Espírito Santo (Sindimol), que se uniram a empresários do setor metalmecânico de Aracruz e outros que detinham investimentos em terras e florestas de eucalipto no Norte do Estado, para viabilizar o negócio.
Com o empreendimento, o objetivo do Sindimol é tornar a produção moveleira de Linhares mais competitiva, visto que o principal insumo dessa indústria, o MDF, consiste em um produto volumoso de médio valor agregado, com considerável percentual do seu preço associado ao custo de logística.
A área total da Placas do Brasil S/A é de 650.100 m². O projeto prevê investimentos de R$ 450 milhões na indústria e mais de R$ 100 milhões na base florestal. A empresa foi enquadrada no programa estadual de incentivo ao desenvolvimento Invest-ES, em dezembro de 2016.
(Com informações da GazetaOnline)
Comentários