Produção de móveis cai forte em dezembro
Em dezembro de 2018, a produção industrial nacional subiu 0,2% frente ao mês anterior (série com ajuste sazonal), eliminando, assim, a variação negativa de 0,1% de novembro. Em relação a dezembro de 2017 (série sem ajuste sazonal), a indústria caiu 3,6%, após também registrar queda em novembro de 2018 (-1,0%).
A produção de móveis andou na contramão do mercado em dezembro, recuando 4,7% na comparação com novembro e derrubando a taxa anual que ficou em terreno negativo em 0,3%, revertendo o índice positivo da taxa anualizada até novembro que sinalizava alta de 1%.
Em 2018 foram quatro meses de queda (março, maio, julho e dezembro), porém o maior impacto ocorreu em maio com recuo de 12,7%. No mês seguinte a produção de móveis registrou alta de 27,3% sobre maio, mas já tropeçou de novo em julho. O tombo em dezembro é o pior do período de crise, a partir de 2014.
Veja abaixo quadro sobre o comportamento da produção de móveis mês na comparação com o mês imediatamente anterior, em 2018, segundo a pesquisa mensal do IBGE:
Comentários