Produção de móveis despenca
Em dezembro de 2015, a produção industrial nacional recuou 0,7% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, sétimo resultado negativo seguido, acumulando nesse período perda de 8,7%. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou redução de 11,9% em dezembro de 2015, vigésima segunda taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. No índice acumulado para o ano de 2015, a atividade industrial recuou 8,3% frente a igual período do ano anterior, redução mais elevada da série histórica iniciada em 2003.
O segmento de bens de consumo duráveis recuou 24,7% no índice mensal de dezembro de 2015, vigésimo segundo resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto, mas menos intenso do que o verificado no mês anterior (-28,9%). A produção de móveis em dezembro apresentou alta de 2,7% em relação a novembro, mês em que a produção começou a se recuperar de uma série de quedas no ano (0,4%). Foi a segunda elevação desde fevereiro nesta base de comparação.
Já em relação a dezembro de 2014, a produção de móveis caiu 19,2%. Com estes números, o acumulado do ano fechou negativo novamente para a indústria moveleira. De janeiro a dezembro a produção encolheu 14,6%. A produção de móveis recuou quase o dobro de 2014, quando apresentou queda de 7,4% em relação ao ano anterior.
Comentários