Produção dá sinais positivos
Em maio deste ano, a produção industrial nacional mostrou avanço de 0,8% frente a abril (série com ajuste sazonal). Essa é a segunda taxa positiva consecutiva, acumulando nesse período crescimento de 1,9%, o que elimina a queda de 1,6% observada em março. No confronto com igual mês do ano anterior (série sem ajuste sazonal), o total da indústria apontou expansão de 4,0% em maio de 2017, avanço mais intenso desde fevereiro de 2014 (4,8%).
Nos cinco primeiros meses de 2017, o setor industrial acumulou acréscimo de 0,5%. Com o recuo de 2,4% em maio de 2017, a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, prosseguiu com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016 (-9,7%).
No entanto, a indústria de móveis não compartilhou deste aumento na produção de maio. Segundo os números do IBGE, houve queda de 0,5%, na comparação com abril. Mas, apesar disso, há alguns motivos para comemorar, como é o caso da alta de 6,2% na comparação com maio do ano passado, melhorando o acumulado dos primeiros cinco meses do ano em 2,6 pontos percentuais na comparação com o acumulado até abril. O acumulado da produção de móveis nos últimos 12 meses mostra recuo de 5%, bem menos do que os 7,9% acumulados na mesma base de comparação em abril.
Os números da pesquisa de maio deixam prever que a produção de móveis pode passar para uma situação positiva em julho.
Comentários