IMG-LOGO

Produção de móveis deve fechar 2014 em queda

Por Edson Rodrigues - 08 de Janeiro 2015
Nesta quinta-feira (8), em pesquisa mensal do IBGE, a produção de móveis apresentou queda de 4,8% em novembro, na comparação com o mesmo mês do anterior. O resultado é um pouco melhor que o da indústria geral, que registrou recuo de 5,8% na mesma base de comparação.

Na comparação mensal, a produção industrial brasileira caiu 0,7%, em relação a outubro, num resultado inesperado que mostrou desempenho pífio em todas as categorias e destaca a fraqueza da economia no último trimestre do ano. Já a produção de móveis apresenta alta de 0,8% em novembro sobre outubro.

Apesar da leve alta, os resultados foram negativos para o setor moveleiro no acumulado do ano, com -7,6% e nos últimos doze meses, -6,9%. Apesar da leve melhora no acumulado do ano, que na pesquisa anterior registrou queda de 8% (jan-out), os últimos doze meses ficam no menor patamar do ano. Não é preciso aguardar os números de dezembro para concluir que o desempenho da indústria de móveis em 2014 não foi dos melhores e irá fechar o ano no terreno negativo. 

Comentários