Produção de móveis fecha 1º tri com alta de 4,1%, diz IBGE
Diferente do que ocorreu no primeiro trimestre de 2022 quando a produção de móveis fechou em queda superior a 5%, os três primeiros meses de 2023 são positivos para as indústrias do setor no País com expansão de 4,1% no nível de produção. Na avaliação de março na comparação com fevereiro a alta foi de 4,2% depois de registrar queda em fevereiro na comparação com o mês imediatamente anterior. A maior alta nesta base de comparação aconteceu em janeiro com 9,2% sobre dezembro.
Dos três estados do Sul (Santa Catarina foi incluída na pesquisa do IBGE), a melhor situação é das indústrias do Paraná que acumulam alta de 13,4% no primeiro trimestre quando comparado com igual período do ano anterior. O Rio Grande do Sul registra expansão de 2,4% e Santa Catarina acumula recuo de 8,8% graças ao péssimo resultado de março (-12,5%) ante igual mês de 2022.
O índice acumulado de 12 meses até março mostra queda de 8,0% no País, 0,4% no Paraná e 9,5% no Rio Grande do Sul. Santa Catarina ainda não tem índice anual já que começou a ser divulgada a pesquisa mensal no último mês de janeiro.
Veja abaixo os resultados da variação acumulada no ano:
Comentários