Produção de móveis que mais recua no semestre é a de SC
Desde que começou a ter os índices de produção de móveis divulgados pelo IBGE, em janeiro de 2022, Santa Catarina vem liderando a queda nos três estados do Sul este ano. O índice acumulado até junho alcança -14,5% na comparação com igual período do ano anterior.
Na comparação mês a mês, considerando junho de 2023 em relação a igual mês de 2022, a queda é ainda maior, chega a -20,8%.
No outro extremo está o Paraná, embora tenha registrado leve queda em maio e junho. No acumulado do ano registra alta de 6,2%, pouco menos do que a produção acumulada até maio, que era de 8,7%. Na comparação de 12 meses, as indústrias paranaenses operam em alta de 1,2% no período até junho.
O Rio Grande do Sul, por seu lado, no primeiro semestre registrou quatro meses de queda na comparação com igual mês de 2022, inclusive em junho com -9,8%. A indústria gaúcha acumula queda de 2,6% no acumulado do ano e de -8,6% nos 12 meses encerrados em junho.
Abaixo o quadro completo da produção mensal, acumulada no ano e em 12 meses (em 12 meses SC não tem dados), com informações do IBGE:
Comentários