IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Produção de móveis recua em setembro

Por Edson Rodrigues - 01 de Novembro 2012
De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, a produção industrial brasileira diminuiu 1% em setembro, com relação ao mês de agosto. É o pior resultado desde janeiro, quando o setor sofreu queda de 1,8%. O gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, entretanto, afirma que parte da magnitude da queda de 1% na produção industrial do mês pode ser causada por um efeito calendário, pois em setembro foram apenas 19 dias úteis, contra 23 em agosto e 21 em setembro do ano passado.
Entre as categorias de produção que sofreram recuo o setor mobiliário foi uma delas. Na comparação com agosto a queda foi de 6,9%, perdendo todo o ganho do mês anterior, que foi de 7,4% sobre julho. Na comparação com o mês de agosto de 2011 a queda na produção chegou a 5,2% e nos primeiros nove meses deste ano a produção está 1,2% acima do mesmo período do ano passado e apenas 0,6% quando comparados os últimos 12 meses.
Enquanto isso, os eletrodomésticos da chamada ‘linha branca’ (geladeiras, fogões, micro-ondas, etc.) comemora alta de 11,6% na produção dos primeiros nove meses do ano e acumula 8,3% nos últimos 12 meses. Omesmo não acontece com a ‘linha marrom” (TVs, som, telefones, etc.) que apresentou queda de 2,8% de janeiro a setembro e acumula queda de 1,6% nos últimos 12 meses.

Comentários