IMG-LOGO

Produção de móveis salta 13,9% na comparação com junho de 2023

Por Natalia Concentino - 05 de Agosto 2024
producao_de_moveos.jpg
Imagem: Freepik

Pesquisa mensal do IBGE mostra recuperação da indústria brasileira, inclusive a de móveis. Em junho a alta no setor moveleiro foi de 1,1% na comparação com maio, mas quando comparada com igual mês do ano anterior, o salto chegou a quase 14%. O resultado de junho elevou o nível de produção de móveis no primeiro semestre de 2024 para 5,7%. Nada mal quando se observa que a indústria de transformação, no mesmo período, mostrou alta de 3,1%.

 

 

A sinalização é positiva, mas é importante lembrar que os primeiros seis meses do ano passado também foram positivos, diferente do que ocorreu no segundo semestre, quando todos os meses fecharam com produção negativa para o setor moveleiro (veja quadro).

 

 

leia: O conteúdo para orientar decisões "melhor a cada mês", diz leitor

 

A produção de móveis fechou 2023 com -0,3% e a projeção para 2024, considerando os números até junho, é de fechar o ano com alta entre 4 e 6%, alinhados com a previsão sobre o comportamento do comércio de móveis, como se vê no quadro abaixo, considerando as vendas de janeiro a maio, último dado disponível.

 

Comentários