IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Produção industrial despenca em julho

Por Edson Rodrigues - 13 de Setembro 2012

Em julho, já descontadas as influências sazonais, a produção industrial apontou variação de 0,3% frente a junho, segundo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação, acumulando nesse período avanço de 0,5%. Mas o índice acumulado para os sete primeiros meses do ano registrou redução de 3,7%. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, prosseguiu com a trajetória descendente iniciada em outubro de 2010. 

A indústria moveleira registrou queda de 2,3% na comparação com julho de 2011. De janeiro a julho o aumento da produção alcançou 1,5% e no acumulado de 12 meses a alta da produção é de 1,65%. O maior problema é que a queda da produção de móveis em julho na comparação com o mês anterior chegou a 3,8%. Isso pode comprometer o desempenho previsto para a indústria este ano, algo em torno de 4%.


Produção de móveis cresce no Sul

Contrariando a média nacional, a produção de móveis cresceu nos dois maiores produtores do Sul – Paraná e Rio Grande do Sul. No primeiro, o crescimento de julho em relação a junho foi de 4,1% enquanto no Rio Grande do Sul houve pequena queda (-0,6%) o que não chegou a comprometer o desempenho dos primeiros sete meses do ano que fechou com aumento acumulado de 11,6% e mantém saldo positivo de 10,2% nos últimos 12 meses. Já no Paraná, de janeiro a julho a produção subiu 4,9% e pela primeira vez este ano, passa para o terreno positivo no acumulado de 12 meses com 0,3% de alta.

Comentários