IMG-LOGO

Projeto Acre, Made in Amazônia é lançado

Por Daniela Maccio - 21 de Julho 2016

O projeto Acre, Made in Amazônia será apresentado em uma exposição na primeira edição da feira High Design - Home & Office Expo, de 09 a 11 de agosto no São Paulo Expo. A iniciativa visa aproveitar a riqueza e a biodiversidade dos recursos naturais da Floresta Amazônica de forma ambiental, econômica e socialmente responsável, desenvolvendo um novo polo moveleiro industrial independente a partir da criação de móveis contemporâneos inspirados na identidade da cultura local e assinados por designers de renome internacional.

 

A direção do projeto foi conduzida pelos designers Bernardo Senna e Emmanuel Gallina e coordenadores Elisângela Rocha (IDM/SEDENS) e, da POLI.design, Arturo Dell’Acqua Bellavitis, Giuliano Simonelli, Eugenia Chiara, Valentina Auricchio e Roberto Galisai, além da contribuição de pesquisadores de renome no Brasil, como Zoy Anastassakis. Esses profissionais estiveram à frente de uma classe de 35 estudantes entre 18 e 60 anos, formada por arquitetos, marceneiros, filhos de marceneiros e artistas locais que participaram da idealização dos móveis e da comunicação por meio de oficinas de design.

 

O resultado são cinco linhas de mobiliário de design contemporâneo – Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela – com madeiras locais: cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari. Mesas, bancos, buffets e cadeiras deverão ser comercializadas em lojas de mobiliários de todo o Brasil, difundindo a identidade do Acre em uma roupagem contemporânea que traduz a cultura regional, desenvolve a indústria e as comunidades locais, promove a biodiversidade da floresta Amazônica e aposta na extração controlada da madeira.

 

“Criamos produtos com identidade e personalidade para um mundo real, considerando as demandas de mercado e provando que é possível construir sem destruir”, avalia Bernardo Senna. A ideia é que o Acre, Made in Amazônia sirva de exemplo para outras comunidades do país e mostre que o uso sustentável da floresta é viável.

 

O Acre, Made in Amazônia é um projeto do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS) e Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com o Sebrae/AC, Sistema FIEAC e POLI.design, Consórcio do Politécnico de Milão, com apoio e colaboração da primeira-dama, a arquiteta Marlúcia Cândida. A iniciativa promove a introdução de novas madeiras da região do Acre com certificação do Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) e FSC Comunitário, modalidade exclusiva para produtos de florestas manejadas por pequenos produtores ou comunidades.

Comentários