IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Projeto do Sebrae (SC) vai ajudar setor moveleiro

Por Edson Rodrigues - 19 de Março 2012
O Plano de Fortalecimento dos Polos Industriais, apresentado pelo Sebrae de Santa Catarina aos empresários do setor madeireiro, pode ajudar micro e pequenas empresas a se inovarem, de forma sustentável, e sem perderem a competitividade no mercado. A medida, anunciada durante encontro na sede da Associação e do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Amoesc/Simovale), realizado recentemente, prevê que bolsistas do CNPQ, chamados de Agentes Locais de Inovação (ALIs), façam avaliação do modelo de gestão, coletem os dados e elaborem um trabalho de consultoria para os clientes.

As consultorias serão desenvolvidas pela chamada SEBRAEtec, uma consultoria tecnológica que irá melhorar os processos, os produtos, e introduzir inovação nas empresas e mercado. Para melhorar a gestão, as consultorias vão fornecer informações gerenciais, fazer diagnósticos e sugerir soluções para os problemas empresariais. Desta forma, as ações de acesso ao mercado vão possibilitar às micro e pequenas empresas industriais conhecerem sobre as novas tendências mercadológicas, intercâmbio de informações e experiências com novos mercados.

Segundo o coordenador regional Oeste do Sebrae (SC), Enio Albérto Parmeggiani, o projeto, que vem sendo desenvolvido em todo o Estado, irá fortalecer segmentos prioritários: alimentício, moveleiro, madeireiro, plástico e borracha, tecnologia de informação e comunicação, vestuário e eletrometalmecânico.

A ação faz parte do Arranjo Produtivo Local de Móveis do Oeste. As empresas participantes terão atendimento em inovação e tecnologia, melhoria da gestão e ações de mercado. Para o presidente da Amoesc/Simovale, Osni Verona, “a iniciativa estimulará o ingresso de novos empreendimentos, além de oportunizar o desenvolvimento de quem já está no mercado”.

A expectativa é de que, no Estado, cerca de 1.800 empreendimentos sejam contemplados com a medida.

Comentários