Projeto hackeia mestres do design no IED SP
O projeto Híbridos e Multifuncionais, uma parceria da Eucatex, Grupo Leo Madeiras e Instituto Europeu de Design (IED), será lançado durante o DW! São Paulo Design Weekend. Essa iniciativa dá início a primeira etapa da exposição Hackeando os Mestres, que apresenta protótipos inspirados em grandes designers, entre 8 e 18 de agosto, na sede do IED em São Paulo - SP.
Christian Ullmann, designer argentino-brasileiro e professor do IED São Paulo, assina a curadoria e a direção projetual e de pesquisa. O holandês Gerrit Thomas Rietveld, criador da célebre cadeira Vermelha e Azul (foto), inspirada em Mondrian, é uma das principais referências que pautaram o projeto. Le Corbusier, Max Bill, Enzo Mari e Michel Arnoult, com quem Christian desenvolveu projetos, são outros mestres “hackeados”.
“Nos propusemos uma situação ideal. Pensar o mobiliário residencial das próximas décadas. Para isto, decidimos olhar o que aconteceu nos últimos 100 anos. O exercício está sendo muito inspirador e o apresentamos em forma de uma exposição, que é, ao mesmo tempo, uma provocação e uma homenagem, hackeando os mestres do passado em busca de respostas, a partir da abordagem do design”, define Christian.
O projeto Híbridos e Multifuncionais explora novos materiais e modos construtivos, com a versatilidade necessária para atender diferentes perfis de pessoas em pequenos espaços residenciais e comerciais. Combina design e inovação para o desenvolvimento de uma nova geração de mobiliário fabricado com painéis de MDF.
“Qual a etapa anterior da descoberta? Partimos deste questionamento. E descobrimos que a resposta é a exploração pura, a procura de sinais, de elementos que, conectados com as ideias de cada um de nós, disparem novas formas de desenhar e produzir móveis”, conceitua Christian.
Comentários