IMG-LOGO

Projeto Orchestra Brasil: visando exportações

Por Edson Rodrigues - 08 de Abril 2013
O Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre o Sindicato das Empresas do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), alcançou a marca de 100 empresas participantes no mês de abril. Com o objetivo de promover a inserção competitiva de fabricantes de insumos, componentes, tecnologias e serviço de design para o setor moveleiro no mercado externo, a iniciativa já existe desde 2006.

Em 2012, as empresas participantes do projeto obtiveram crescimento de 16,8% no valor exportado. Já no primeiro bimestre desse ano, as exportações cresceram 8,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Estados Unidos, Chile, México, Peru, Uruguai e Venezuela foram os países responsáveis pelo crescimento verificado. Entretanto, houve queda nas exportações para o Reino Unido, Bolívia, Canadá Argentina e Colômbia.

O convênio firmado no ano passado entre Sindmóveis e Apex-Brasil prevê investimentos de R$ 4,88 milhões até o fim de 2013 para ações realizadas em 11 mercados-alvo: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Canadá e Turquia.

Comentários