IMG-LOGO

Projeto quer garantir sobrevivência do setor moveleiro

Por Edson Rodrigues - 29 de Julho 2011
O Sindimam apresenta um projeto de design inovador: Muiradesign. Implementado por pesquisadores e profissionais ligados à Universidade de Brasília (UnB), o projeto reúne design e uso de matérias-primas sustentáveis, como as madeiras alternativas da Amazônia, na indústria de móveis. A ideia é associar técnicas de marchetaria e diferenciação de produtos a produção seriada e viável do ponto de vista comercial – aspectos que normalmente andam separados na produção moveleira. O Muiradesign, conta com a parceria da Cooperativa do Polo Moveleiro de Valparaíso (Coopomoval) e apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF(FAP-DF). A partir de agora, o Sindiman também integra esse grupo, ajudando a dar visibilidade à iniciativa.

O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF orienta, por meio do projeto muiradesign, os empresários do setor sobre a importância em se promover o uso de madeiras alternativas e a sustentabilidade da floresta Amazônica. Além de valorizar o trabalho dos profissionais de design e preservar os direitos autorais do projeto Muiradesign. Vale destacar que o Sindicato se mantém de portas abertas para a divulgação de outros profissionais que visem a melhor gestão no trabalho dos profissionais da área.

Sobre o Projeto
Muiradesign é um projeto de pesquisa conduzido pelo Laboratório de Desenvolvimento de Design (LDD) da Universidade de Brasília, com foco na difusão e aplicação de madeiras ecológicas por pequenas e médias empresas moveleiras brasileiras. Em treze anos de existência, o projeto conseguiu reunir um portfólio de produtos reconhecido em feiras e exposições nacionais como a Bienal brasileira de design (2010), além de premiações como a do Salão design Casa Brasil 2011.

Equipe mobilizadora do Muiradesign
Itiro Iida: Coordenador geral
Ana Claudia Maynardes: Coordenadora geral
Frederico Hudson: Coordenador executivo
Dimitri Lociks: Coordenador de projeto de produto
Rafael Dietzch: Coordenador de design gráfico

(Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam)

Comentários