IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Projeto quer resgatar o patrimônio mobiliário da UnB

Por Edson Rodrigues - 29 de Julho 2013
A Universidade de Brasília (UnB) está catalogando o patrimônio mobiliário da época em que a universidade foi fundada. O projeto, realizado por Alex Calheiros, professor de Filosofia, Marcelo Mari, professor de Teoria e História da Arte, e o arquiteto Cláudio Queiroz, além de diversos alunos de graduação e mestrado da instituição, busca descobrir onde estão os móveis remanescentes do período de 1962 a 1964, época em que a universidade começava a se desenvolver. Segundo o professor Marcelo Mari, um dos principais objetivos do trabalho é mostrar a importância histórica e cultural desse patrimônio esquecido.
Dois exemplos clássicos são as poltronas do Salão de Atos, no prédio da reitoria, e uma mesa instalada na sala de reunião dos professores, no prédio das Artes Cênicas, ambas assinadas por Sérgio Rodrigues, renomado designer brasileiro. Com o tema “Insígnias do mobiliário moderno”, o projeto tem o apoio da própria universidade, além do Fundo de Apoio a Cultural (FAC) da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.
O projeto tem também o propósito de realizar uma mobilização institucional em prol do resgate desse patrimônio. Segundo os pesquisadores, o mobiliário do início dos anos 1960 foi feito, muitas vezes, de forma experimental. 

Comentários