IMG-LOGO

Quando a tecnologia se junta com o artesanal o resultado é Sier

Revisado Natalia Concentino - 10 de Outubro 2023

A contemporaneidade, muitas vezes, segue um fluxo tão acelerado que o simples ato de parar, respirar, e se reconectar, parece um desafio. Com milhões de novidades surgindo a todo momento, e a sociedade em constante movimento, as prioridades das novas gerações vem se adaptando e transformando tudo pela frente. 

 

Não é de se surpreender então que, por conta deste contexto, a valorização da memória e a preservação daquilo que é tradicional se tornaram tendências inegáveis da atualidade, resgatando, assim, nossa autenticidade e representando uma mudança significativa no modo como as pessoas abordam a vida.

 

A Sier, que há mais de três décadas vem trilhando uma trajetória marcada por excelência e paixão pelo design de mobiliário, percebe esses fatores com atenção e, mesmo com um chão de fábrica inovador e tecnológico, jamais abriu mão de sua essência artesanal e tipicamente brasileira. 

 

Integrando robótica e processos artesanais, a empresa revolucionou sua cadeia de produção ao combinar habilidades e alcançar um equilíbrio único que torna possível o desenvolvimento de produtos com alta qualidade, personalização e eficiência.

 

Poltrona Carol ganhando acabamento especial pelas mãos de um dos artesãos da Sier. Foto: Valter Lombello

 

Onde de um lado a tecnologia de ponta processa as peças de modo mais mecânico e otimizado com o intuito de alcançar componentes de precisão milimétrica, do outro o talento e habilidade de artesãos contemplam o espírito e a história daquilo que está sendo criado. Essa combinação de mão de obra, hora robótica, hora humana, se reflete também no cuidado com o meio ambiente, tornando a cadeia produtiva mais eficiente, já que, sendo características fortes do feito à mão, a responsabilidade no uso de recursos minimiza o desperdício de material e reduz o impacto ambiental.

 

O cuidado artesanal está presente em todas as etapas do processo produtivo da Sier. Foto: Valter Lombello

 

Além disso, possuindo a madeira como protagonista, o coletivo interno de designers da marca, batizado de Estúdio Sier de Design, explora ainda novas tendências e tecnologias para conceber móveis de alto padrão cheios de personalidade e originalidade. Cada peça, em suma, é fruto de um processo criativo meticuloso que confere identidade única a todos os itens do portfólio, os quais vão desde mobiliário para sala de jantar, até poltronas e carrinhos de chá.

 

Na imagem, uma das etapas artesanais da linha de montagem da Sier em Ubá. Foto: Valter Lombello

 

Pautada pela crença de que móveis são muito mais do que meros objetos decorativos, e acreditando na filosofia de que são responsáveis por criar experiências e conexões reais, a Sier se tornou exemplo de como a junção inteligente de tecnologia e produção artesanal pode elevar a cadeia produtiva sem perder a riqueza e a singularidade do artesanato, assim, abrindo caminho para um futuro emocionante.

 

Poltrona Carol já finalizada, compondo um ambiente ao lado das mesas laterais Vinil. Foto: Valter Lombello

 

 

Comentários