IMG-LOGO

Queda de produção mais intensa que o usual

Por Edson Rodrigues - 31 de Janeiro 2013
A indústria registrou forte recuo da produção em dezembro. Apesar de parte desta queda ser creditada a um efeito sazonal, devido ao período de fim de ano, o índice de 41,2 pontos é o menor da série histórica mensal, iniciada em janeiro de 2011. A pesquisa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com a queda na produção, a utilização da capacidade instalada (UCI) ficou aquém do usual para o mês. O índice de UCI efetiva-usual se afastou novamente da linha divisória de 50 pontos e registrou o menor valor do semestre. Apesar do fraco desempenho no mês, a indústria conseguiu manter seus estoques ajustados ao nível planejado. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado ficou próximo da linha divisória pelo quarto mês seguido em dezembro. As expectativas – influenciadas pela sazonalidade – registram melhora na comparação com os meses anteriores, exceto no que diz respeito às vendas externas.
Setor moveleiro
A pesquisa da CNI mostra que a produção de móveis em dezembro também sofreu uma forte redução em dezembro, baixando para um índice de 47,2 contra 57,5 no mês de novembro. O lucro operacional ficou estável na comparação com o mês anterior.
Em janeiro a demanda do setor ficou levemente abaixo de dezembro (0,2 ponto), mas bem abaixo da demanda de janeiro de 2012 (-4,2 pontos). A expectativa dos moveleiros é de redução da compra de matérias-primas e do número de funcionários, embora em índices pequenos neste começo de ano.

Comentários