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Quero-Quero encerra o ano de 2022 com 529 lojas em cinco estados

Revisado Natalia Concentino - 10 de Março 2023

A Lojas Quero-Quero obteve como receita bruta R$ 2,6 bilhões em 2022, com crescimento de 4,4% sobre 2022 e de 59,1% sobre 2019, período pré-pandemia. No ano, a rede alcançou EBITDA de R$ 193,9 milhões e lucro bruto de R$ 769,1 milhões. No 4º trimestre de 2022 a Lojas Quero-Quero registrou receita de R$ 710,5 milhões, valor 2,1% superior ao mesmo período de 2021 e 45,6% maior do que o 4º trimestre e 2019.

 

A companhia terminou o ano com leve crescimento de 0,7% nas vendas totais do Varejo (RBLD) frente ao ano anterior, e que representa 59,4% de crescimento em relação a 2019, período pré-pandemia, e um crescimento anual composto (CAGR) de aproximadamente 17%. Quando comparado ao período pré-pandemia (2019), o indicador Vendas Mesmas Lojas (SSS) apresentou crescimento de 25,0% de SSS no ano (+59,4% no total de vendas Varejo), porém apresentou uma redução em 2022 versus 2021 de 7,0%.

 

Em 2022, foram reformadas 28 lojas e inauguradas 64 novas lojas, e além do marco da 500ª loja, localizada na cidade de Nova Andradina (MS), chegando ao final do ano com 529 lojas em operação em mais de 400 cidades, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

“Assim como 2022, este ano apresenta diversos desafios e oportunidades de crescimento. Manteremos o investimento no longo prazo, com foco de curto prazo na geração de caixa operacional, acreditando que, em momentos como o atual, conseguimos demonstrar ainda mais os nossos diferenciais competitivos e a qualidade das nossas equipes, e consequentemente, seguir ganhando mercado e expandindo”, afirma Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero.

 

Furukawa destaca ainda que, embora o foco da empresa continue sendo, no curto prazo, a expansão nos estados da região Sul do Brasil, onde enxerga oportunidade de expandir para ao menos 160 cidades adicionais, a Lojas Quero-Quero irá investir gradualmente nos estados de Mato Grosso Sul e São Paulo, onde já estão 20 lojas em operação.

 

Nos últimos meses, as vendas digitais alcançaram 20% das vendas da companhia, mostrando uma evolução consistente a cada trimestre.

 

O cartão Quero-Quero VerdeCard, é a principal forma de financiamento para as vendas do varejo, e no final de 2019, ele representava em torno de 60% das vendas da companhia, porém com a postura mais conservadora adotada na concessão de crédito, representou aproximadamente 53% no último trimestre.

 

A menor penetração do cartão diminui a alavancagem de vendas, porém permite, junto com a operação de cobrança, uma carteira de crédito em níveis saudáveis, com indicadores de inadimplência levemente superiores a 2019, representado pelo atraso sobre carteira acima de 90 dias em 10,6% no 4T22.

 

Com uma visão de longo prazo, a companhia realizou a emissão de duas novas séries seniores do FIDC Verdecard durante o ano de 2022, totalizando R$ 300 milhões, com manutenção do rating brAAA pela S&P Global Ratings, que permitem o crescimento contínuo da carteira de crédito.

 

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Reconhecimentos

 

Em 2022 a Lojas Quero-Quero atingiu marcos importantes em sua trajetória de crescimento contínuo. A empresa celebrou o aniversário de 55 anos, como uma companhia que mantém, em sua essência, a construção de relacionamentos duradouros com as pequenas e médias comunidades do interior, sendo isso somente possível graças à dedicação e comprometimento de seus colaboradores e de todos aqueles que já contribuíram para a história da companhia ao longo dos anos.

 

Neste ano, a Quero-Quero inaugurou a 500ª loja da companhia, um marco que evidencia não só o seu crescimento, mas as diversas oportunidades para o futuro, que ultrapassam as fronteiras da região Sul do Brasil.

 

Além disso, obteve diversos reconhecimentos, como Top Employer e Great Place to Work, que orgulham e reforçam a importância de ser uma empresa que vive o dia a dia sempre pautado por seus valores.

 

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