Crise da Lojas KD repercute entre moveleiros
Notícia atualizada às 17h12 com o comunicado oficial da Lojas KD
Como noticiado pela Móveis de Valor, a Lojas KD protocolou nesta terça-feira (8) seu pedido de Recuperação Judicial, após dois meses do comunicado ao mercado sobre a decisão de recorrer ao mecanismo junto à Justiça.
A formalização da medida, no entanto, não acalmou o ânimo dos fornecedores que esperam pagamento, e que se encontram bastante insatisfeitos com a forma que a varejista tem abordado a situação. A decisão segundo muitos é a de não mais fazer negócios com a Lojas KD, em grande parte pela “falta de respeito” na hora de prestar esclarecimentos para moveleiros e consumidores.
Um dos fabricantes de móveis relata que apenas da sua marca há cerca de R$ 200 mil de produtos comercializados, os quais os consumidores jamais receberão, já que o pagamento não foi repassado à moveleira. “E com todos que falamos é assim. Eles [Lojas KD] continuam a vender, não pagam os fornecedores e com isso ninguém envia os produtos. Quem vai sair prejudicado é o consumidor”, diz.
Fornecedores relataram também à reportagem que recebem com frequência ligações de consumidores que, ao conseguirem contato com a Lojas KD, recebiam a resposta de que a falha na entrega dos produtos era dos fornecedores. “Logo, eles vinham atrás da gente para ter mais informações”.
A preocupação dos moveleiros aumenta após saberem que a partir de hoje todos os consumidores receberão da varejista um comunicado informando que o atendimento da Lojas KD será totalmente digital, “eliminando o fator humano”, segundo foi informado a um representante de uma das marcas ouvidas. “Imagine um cliente insatisfeito sendo atendido por um computador, isso certamente fará com que sejamos ainda mais procurados”, afirmou o gerente de outra moveleira.
Ontem, em contato com a Lojas KD para saber mais detalhes sobre os próximos passos da empresa em relação ao seus clientes e fornecedores, a Móveis de Valor confirmou a informação de que ao longo do dia de hoje todos os clientes da varejista, independente se eles estivessem com problemas de entrega ou não, receberiam um comunicado por e-mail.
Na mensagem, os consumidores serão orientados a acessar a área restrita do site para encontrar a situação atualizada dos pedidos: se eles foram finalizados, se eles ainda serão entregues ou se eles serão cancelados. No caso dos cancelamentos, segundo informado, existirão duas possibilidades, alguns clientes devem receber o estorno dos pagamentos e outros entrarão como credores na Recuperação Judicial. Ainda segundo as informações apuradas, a varejista deve apresentar orientações sobre como os consumidores devem agir em cada um dos casos.
Sobre a crise da Lojas KD
A Lojas KD é pioneira no comércio eletrônico de móveis pela internet. Desde 2012 a empresa vende exclusivamente pelo canal. O e-commerce de móveis que tem o centro administrativo localizado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, já figurou entre as 100 empresas virtuais mais queridas pelo público por vários anos e chegou a concorrer a prêmios de Excelência em Qualidade no Comércio Eletrônico, promovidos pelo Ebit.
Os problemas com as operações da empresa tomaram grandes proporções no ano passado, quando mais de mil consumidores procuraram a imprensa reclamando problemas de entrega. À época a empresa afirmou que a empresa teve problemas com alguns fornecedores, por isso cerca de mil clientes de todo o País foram afetados. “Lamentamos o ocorrido e estamos à disposição para estender o prazo combinado ou cancelar a compra”, afirmou na época o diretor da empresa Thiago Fiorin (foto).
Em 2018, os problemas continuaram. Em nota enviada para a Móveis de Valor em março, a empresa destacou que: “A operação da empresa não é deficitária. Porém, custos financeiros durante os últimos três anos acabaram consumindo recursos acima do planejado e não conseguiram ser reajustados por vias normais de negociação. Esta é uma medida temporária [Recuperação Judicial] e só contribuirá para a normalidade do dia a dia para clientes, parceiros e colaboradores”.
Confira a seguir o posicionamento oficial para a imprensa da Lojas KD:
“No início de maio, LKD Comércio Eletrônico S.A. (LojasKD), protocolou na Vara Cível de Pinhais, no Paraná, seu pedido de Recuperação Judicial. A medida garantirá à empresa o fôlego financeiro e o tempo necessários para reorganizar sua operação e garantir o cumprimento de todas as suas obrigações com clientes e fornecedores.
Nos últimos 12 meses, a LojasKD realizou cerca de 200.000 vendas – desse total, cerca de 8% não puderam ser atendidas.
Os consumidores que pagaram e não receberam seus produtos tiveram seus pedidos cancelados – integral ou parcialmente – e foram informados pelo site sobre como proceder para ter o dinheiro restituído. O procedimento adotado na Recuperação Judicial garante que esses consumidores terão os valores pagos restituídos, de acordo com o plano a ser aprovado pela Justiça.
Todos os demais clientes, cujos pedidos estão em situação normal, também podem obter informações atualizadas sobre as compras realizadas em suas respectivas áreas restritas, no site www.lojasKD.com.br.”
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