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22 ESPECIAL Se perguntar para Fernanda qual o melhor colchão, a resposta está na ponta da língua. “Para mim, é o colchão que atende à sua necessidade, sendo que a rápida adaptação é o que eu vejo como principal benefício. Afinal, não adianta fazer um alto investi- mento em um produto considerado bom, mas que tem tecnolo- gias que não lhe interessam como usuário”, conclui a analista de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Orthocrin. Colchão Sensações da Serflex, voltado ao consumidor que busca sensação agradável de aconchego durante o sono TECNOLOGIA SOBE, PREÇOS DESCEM De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE na pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o item colchão registra queda de preço nos últimos 12 meses até maio. Enquanto o IPCA geral subiu 4,66%, o de colchão recuou 0,78%. Significa que os preços no varejo estão defasados em mais de 5 pontos percentuais. O diretor da Serpil credita isso em parte à busca por soluções de gestão que podem ter efeito sobre o preço do colchão. “Quando se busca soluções em gestão nos processos, melhoramos os métodos de fabricação e, assim, reduzimos os desperdícios que aconteciam antes. Essa redução vai impactar no valor final do produto”, acredita. Mas há quem veja neste movimento de redução de preços no varejo um retorno à época pré-normalização, quando a qualidade dos colchões era questionável. A fal- ta de fiscalização eficiente por parte do Inmetro pode es- tar facilitando a entrada no mercado de produtos abaixo do mínimo de qualidade exigida pelas Normas Técnicas. Por Natalia Concentino
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