Rio Grande do Sul lidera exportações de móveis
Por Edson Rodrigues
-
05 de Março 2013
Embora tenha exportado mais em janeiro de 2013, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o estado registrou queda de 7,9%. O país também iniciou o ano em ritmo mais lento: foram US$ 44.562.856 exportados, ou seja, 2,8% a menos em relação a janeiro de 2012.
O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS) explica que a recessão na economia europeia e a dificuldade dos EUA estão atrapalhando o início desse ano. “Temos, ainda, acréscimo nos custos internos: aumento do preço de painéis e ferragens, de despesas com mão-de-obra, dificuldades com a logística, taxação nas importações, entraves de liberações automáticas para importações de insumos, muitas vezes exigidos pelo próprio importador”, comenta.
Os dados foram retirados do relatório de exportações, divulgado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS), junto com o Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Comentários