Romera no ramo industrial
A Romera, rede com 209 lojas de móveis e eletrodomésticos, marca sua entrada no setor industrial em outubro. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a varejista inaugura sua primeira fábrica de estofados. A nova fábrica, localizada em Arapongas (PR), cidade sede da empresa, terá capacidade inicial para produzir mil estofados por mês.
Segundo Júlio de Lara, diretor executivo da empresa, a diversificação faz parte da meta de estar entre as cinco redes varejistas do Brasil com melhor rentabilidade até 2030. Além da fábrica de estofados, a Romera vai investir mais meio milhão de reais e inaugurar em março de 2016 a sua fábrica de colchões.
A Romera decidiu começar a produzir seus próprios estofados e colchões por questões logísticas e para reduzir os custos operacionais de frete. Como são produtos de grandes volumes, a empresa acredita que poderá diminuir em até 30% os custos desses itens se produzi-los perto dos seus pontos de venda.
Hoje, a Romera possui, além das lojas, 14 centros de distribuição espalhados por sete estados brasileiros. Se o projeto piloto de Arapongas comprovar as projeções desenhadas, Lara afirma que a Romera vai instalar uma fábrica de estofados em cada estado onde está presente.
Os estofados e colchões Romera serão produzidos exclusivamente para atender às lojas da marca. No prazo de dez anos, a Romera quer atingir a marca de 500 lojas próprias no Brasil. Segundo Lara, essa meta será alcançada não apenas por meio do crescimento orgânico da marca, mas também por meio de aquisições de redes menores.
Além disso, nos últimos 35 anos, o crescimento da Romera acompanhou a rota do agronegócio brasileiro. A partir de agora, a Romera passa a acompanhar também a rota da exploração mineral e da geração de energia limpa do País para avançar em sua expansão.
Comentários