Ronipa agora é Rio Doce Móveis de Cozinha
O polo moveleiro de Linhares, no Espírito Santo, tem dado grandes exemplos de associativismo e cooperação. Foi assim que em meados dos anos 2000, surgiu a Ronipa. O propósito dos três sócios e empresários era atender a demanda por partes de móveis (gavetas, molduras, entre outras) das demais indústrias do polo. Com o tempo, além da terceirização, a empresa evoluiu para a produção de kits e cozinhas e se consolidou no mercado, mas um percalço levou a Ronipa a um processo de recuperação judicial.
Mesmo nesta condição, os diretores da Móveis Peroba viram oportunidade de atuar em outro nicho (além do infantil), adquiriram a fábrica, dando novo exemplo de cooperação entre os empresários do polo. Ao longo dos cinco anos seguintes, não apenas levantaram a RJ, como modernizaram a estrutura fabril com a aquisição de novos equipamentos, e fizeram mudanças profundas na linha de produtos. Feito tudo isso, chegou a hora de dar à Ronipa uma nova identidade. Assim nasceu a Rio Doce Móveis de Cozinhas.
Rafael Correia, diretor comercial, conta que a mudança de marca já estava nos planos quando da aquisição. “Mas entendemos que era prioridade sanear a empresa e acertar com os credores da RJ”, pontua, acrescentando que neste sentido é importante destacar a parceria dos fornecedores credores. Outro ponto importante, segundo Rafael, era ajustar a fábrica para ter ganho de produtividade e melhorar mais a linha de produtos. “Foi neste momento que optamos por trabalhar com produtos 100% MDF, já que se trata de matéria-prima mais nobre, que garante melhor acabamento de superfície, é mais resistente e agrega mais valor ao produto”, enfatiza Rafael, ressaltando que os produtos da marca contam com outros diferenciais como design inovador, corrediças telescópicas, excelente acabamento de borda e pintura de superfície uniforme, além de precisão na furação e embalagens reforçadas para preservar o produto nas fases de armazenagem e transporte. “Nossos produtos são reconhecidos pela facilidade de montagem pelos montadores e até mesmo pelos e-commerces. E nos orgulhamos de ter baixos índices de assistência”, acrescenta.
Rafael também destaca a estrutura da empresa, que conta com 20.000 metros de área, sendo mais 11.000 construídos, 100 colaboradores diretos e capacidade produtiva de 50.000 peças/mês. Grande parte da produção é destinada às regiões Nordeste e Norte, mas a participação no Centro-Oeste e Sul vem sendo ampliada. “O mercado de e-commerce também tem grande potencial de crescimento, na nossa visão. Por conta disso, temos linhas distintas para venda neste canal, a fim de não gerar concorrência desiquilibrada com o varejo físico”, enfatiza o diretor da Rio Doce Móveis de Cozinha, deixando claro que a marca não tem canal de venda próprio no e-commerce.
Outro ponto que recebeu atenção dos diretores da empresa foi a estrutura fabril, visando melhorar sempre a qualidade dos produtos e ganhos de produtividade. “Na questão tecnológica, buscamos nos adaptar à Indústria 4.0, com automação e controle de produção em tempo real e setup automático das máquinas. Nosso nível de evolução tecnológico é muito interessante, com exemplos de coladeiras de borda com regulagem automática e túneis de pintura que equalizam consumo de energia, de acordo com o tipo e tamanho da peça”, destaca Rafael, acrescentando que a empresa também investiu na instalação de usina fotovoltaica com capacidade de geração de 660 kilowatts de energia. “Com isso nos tornamos autossuficientes, geramos economia, nos tornamos ainda mais sustentáveis e, com o fim da RJ, podemos entrar no mercado livre de energia”, acrescenta.
Em relação à sustentabilidade, Rafael pondera que a Rio Doce Móveis de Cozinha avança a passos largos. Além do uso de energia de fontes sustentáveis e da matéria-prima (MDF) de florestas plantadas, a empresa cuida dos processos internos, visando menor desperdício e baixa geração de resíduos. “Tudo isso, somado aos ganhos de produtividade, faz com que tenhamos um dos produtos mais competitivos do mercado”, comemora.
Marca com sonoridade
A mudança de nome para Rio Doce Móveis de Cozinha também marca um novo momento da empresa e foi amplamente analisada, contando inclusive com a participação dos colaboradores, representantes e clientes.
Segundo Rafael, a nova marca é uma homenagem ao rio que corta o município de Linhares e que é muito importante para a região. Além disso, remete à sustentabilidade, é um nome aberto e tem boa sonoridade. “As cores da logomarca remetem à natureza, especialmente às águas e florestas, e as fontes usadas no logotipo são finas e elegantes, para traduzir o que são nossos produtos”, explica o diretor comercial.
Junto com o lançamento da nova marca vem também novos produtos, como a cozinha Tempranillo, que ilustra a capa da última edição da Móveis de Valor de 2022. Além de design inovador, a cozinha conta com a opção de vidro reflecta ou canelado, profundidade de 50cm, pés com regulagem de altura, cor amêndoa e portas em off white, dobradiças slowmotion e tampo de 27mm. “Uma das inovações é a inclusão de uma adega, pouco comum nos móveis seriados, além de nichos e prateleiras opcionais que embelezam, ajudam a decorar e garantem praticidade”, acrescenta Rafael.
A empresa também lançou módulos de balcão para pia e multiuso para cozinha ou área de serviço. “Sempre buscamos equalizar a questão do design com preço, para oferecer ao mercado produtos de alto giro”, destaca Rafael, destacando a atuação em parceria estreita com os clientes. “Durante dois anos seguramos ao máximo os repasses de preço, de forma a auxiliar os lojistas. Mas os aumentos do custo da matéria-prima foram muitos e então fizemos algum repasse para manter a operação saudável. Mas como ampliamos a produtividade, conseguimos entregar um produto muito competitivo na ponta na relação custo-benefício”, destaca Rafael, acrescentando que mesmo com vendas em baixa, a empresa tem mantido os pedidos com a produção 30% acima do habitual.
Apesar do cenário político atual, Rafael acredita em crescimento para a marca, considerando o perfil de produto da empresa e segue pensando em investimentos. Tem plano de ampliação da fábrica e compra de novos equipamentos. “O país tem um grande mercado consumidor e falta pouco para o Brasil avançar e apresentar melhora no consumo”, acredita.
“Fizemos ajustes internos, temos produtos bonitos e com preços justos e contamos com equipe qualificada para atender ao mercado. E agora, com nova identidade, estamos prontos para escrever um novo capítulo na história da Rio Doce Móveis de Cozinha”, finaliza o diretor comercial.
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