IMG-LOGO

Salão de Milão reafirma data em conferência internacional

Por Gabrielly Zem - 17 de Março 2022

Um dos maiores eventos do setor moveleiro mundial está de volta. Depois de dois anos sendo adiado, o Salão de Milão foi anunciado no dia 16 de março através de uma conferência online (Salone Press Conference) e a data da realização da feira foi confirmada para de 7 a 12 de junho de 2022 na Fiera Milano, na Itália.

 

A mundialmente celebrada e esperada feira de design e mobiliário, que tem empresas, marcas e designers como principais protagonistas, esse ano terá como palavras-chave qualidade, inovação, beleza e sustentabilidade. Em sua 60° edição, a Semana de Design de Milão terá como foco principal a discussão sobre a consciência ambiental na produção de móveis. 

 

Na coletiva de imprensa realizada para anunciar o evento, a presidente do Salão de Milão, Maria Porro , abordou a guerra na Ucrânia, trazendo uma mensagem sobre a importância do mundo se tornar um lugar de diálogo e construção, agora mais do que nunca. Para ela, além da feira ser um espaço de exposição de produtos, novidades e tendências, é também um catalisador de criatividade, positividade e energia. “Não podemos ficar parados, na verdade temos o dever de avançar ainda mais rápido na direção de soluções de design, produção e distribuição que sejam o mais sustentáveis ​​possível – o que precisamos hoje é uma abordagem ética ao design”, comentou Maria Porro, no palco do Salone Press Conference. 

 

LEIA: Fimma e Movelsul encerram hoje celebrando sucesso de público

 

De acordo com a presidente do evento, o Salão de Milão acredita firmemente na necessidade de uma transformação ecológica real e imediata, razão pela qual decidiu ser um acelerador de comportamentos éticos e virtuosos, apostando num grande projeto com a curadoria do arquiteto Mario Cucinella. Na feira, os visitantes terão a chance de conhecer e tocar em materiais alternativos que já são uma realidade e se inspirar a partir dessas novas possibilidades. Para Maria, o evento é uma oportunidade das pessoas refletirem sobre a função das suas casas como células que compõem um organismo mais complexo: a cidade.

 

Luca Umberto Dondoni, jornalista, escritor, apresentador de rádio e televisão, foi o moderador da coletiva de imprensa que foi aberta pelo prefeito de Milão e contou com palestrantes influentes como Claudio Feltrin, Presidente da FederlegnoArredo, Davide Rampello,  Mario Cucinella , Emiliano Ponzi, Cristina Celestino e Sebastian Herkner. 

 

“O setor de móveis de madeira como um todo fechou 2021 com um recorde, graças aos segmentos domésticos e a um macrossistema de móveis que responde por si só por mais da metade do faturamento total do setor. No entanto, os preços da energia, a falta de matérias-primas e agora a guerra na Ucrânia, nos trazem um futuro incerto e, como todos sabemos, a incerteza é inimiga dos negócios”, comentou Claudio Feltrin, Presidente da FederlegnoArredo.

 

Em comemoração a suas seis décadas a feira contratou o famoso ilustrador Emiliano Ponzi, para criar seis cartazes, um para cada década, que contam a história do evento e da cidade de Milão. "O primeiro pôster mostra uma região interiorana de Milão dos anos 1960, por isso está em preto e branco, com apenas um toque de vermelho na imagem da Torre Velasca. O segundo retrata uma cidade em movimento e a atmosfera hippie da década de 1970. Depois, há a atmosfera da década de 1980: o design, a moda e as festas durante uma era decididamente pop, razão pela qual a ilustração é uma profusão de vermelhos e uma homenagem a Grace Jones. Fui inspirado por La Scala para os anos 1990, por seus shows e balés e sua ligação com o Salão de Milão, enquanto para a primeira década de 2000, concentrei-me no recinto de feiras, no espaço projetado por Massimiliano Fuksas . O pôster final reflete sobre o presente e se abre para o futuro: eu queria mostrar o que os valores de sustentabilidade e inclusão significam para o Salão de Milão hoje.”

 

A cobertura completa do Salão de Milão você confere em nosso Portal de Comunicação, em nossas redes sociais e em nossa edição impressa de julho de 2022.

 

Comentários