Salão Gramado tem recorde de visitas e negócios com o Mercosul
A 9ª edição do Salão de Gramado registrou mais de 7 mil visitantes entre lojistas e arquitetos de várias regiões do país, assim como representantes de empresas do Mercosul que foram conferir as novidades e fechar negócios com as indústrias moveleiras e de artigos de alto luxo para decoração. O evento aconteceu entre os dias 05 e 08 de junho no pavilhão Serra Park, em Gramado, a cidade mais charmosa da Serra Gaúcha.
“A cada ano buscamos inovar, trazer tendências e apresentar o que as indústrias brasileiras produzem de melhor em design e desenvolvimento de mobiliário com alta tecnologia”, diz Flavio Ferreira, CEO da XPO Feiras e Eventos, promotora e organizadora do Salão de Gramado. “Nesta edição tivemos mais de 100 expositores superando o número de 2022, isto significa que as indústrias estão confiantes e otimistas para geração de novos negócios B2B, onde tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos para o mercado interno e compradores de países vizinhos”, afirma o CEO.
Flavio Ferreira atesta que o Salão de Gramado vem investindo fortemente nessas relações internacionais ampliando o leque de negócios entre o expositor e o Mercosul. Para Elton Gabriel CEO da Estofados Buriti, indústria de Conchal (SP), que participou pela primeira vez do Salão de Gramado, o contato com os compradores de países vizinhos foi muito gratificante. “O Salão de Gramado foi uma excelente oportunidade para ampliarmos nossos negócios no Sul do país e tivemos nossa primeira oportunidade de estreitarmos com nossos países vizinhos que gostaram muito dos nossos produtos e paleta de cores”, afirma Elton. A Estofados Buriti que estreou no Salão de Gramado com sua nova linha de produtos de alto padrão e firmou 1 milhão de reais em vendas durante os 4 dias de feira.
Outra indústria estreante foi a Lugon Estofados, embora já tivesse know-how com sua linha de tapetes em couro em outras edições da feira em parceria com demais expositores, este ano o grupo gaúcho lançou sua linha de estofados com a coleção Alpha. Segundo o diretor da indústria Edemar Hepp, o Salão de Gramado foi uma feira muito boa e os produtos, mesmo novos no mercado, foram bem aceitos pelos lojistas chegando à cifra de 700 mil reais em vendas. “Viemos para a feira com uma nova proposta de produtos, nossa coleção Alpha, que significa o início de tudo, traz uma nova proposta em couro, texturas, paleta de cores para os estofados com design mais leves, linhas suaves e mais aconchegantes”, finaliza Carla Vilela, da M7 Estúdio e designer da coleção.
Assim como os demais expositores, a Zomer indústria especializada na fabricação de mesas de jantar de alto padrão e design adaptável e com diferentes configurações para quaisquer projetos, o Salão de Gramado proporcionou resultados positivos para a empresa, “muito bem organizada, público qualificado e a cidade de Gramado já é um diferencial, pois o comprador vem para cá com um astral diferente, aliando negócios e passeio, diferente de outras feiras que acontecem em São Paulo”, afirma o diretor comercial, Silvio Zomer, que confirma ter realizado dois bons negócios com compradores internacionais.
Lissandro Schuelter, da Leart de Quadros, trouxe para esta edição do Salão de Gramado quadros feitos por artesões em teares manuais com efeitos tridimensionais e, também, antecipou uma linha de cores para seus produtos que estavam nas feiras internacionais. “A feira superou nossas expectativas e vendemos bem logo no primeiro dia, podemos dizer que batemos uns 500 mil reais, além de fecharmos negócios com Argentina, Uruguai e Paraguai”, afirma o empresário.
Os lojistas que visitaram o Salão de Gramado ficaram surpresos e satisfeitos com o que viram não deixando a desejar se comparado a feiras internacionais do setor, “estamos vindo de uma turnê de feiras internacionais, acabamos de chegar do iSaloni e da ICFF de NY e o que vimos aqui com nossos parceiros e fornecedores está igual ao que vimos lá fora e estou muito feliz em levar tudo isso para os nossos consultores e para nossas lojas em Americana e Piracicaba (SP)”, fala Sandra Diniz, do grupo Fyne. “Foi uma experiência diferente e fiquei muito feliz em ver a evolução do Salão de Gramado e poder apresentar todo este repertório para os arquitetos e para nossos clientes da loja, além do excelente conteúdo dos Talks que assistimos aqui”, conclui Alfredo Viana sócio de Sandra.
Design Premiado e design bem pensados são diferenciais para um bom negócio
A empresária Susi Dal Molin, que visita o Salão de Gramado desde a primeira edição, disse que esta foi uma das mais surpreendentes com alto nível de produtos e muito diversificada com expositores de mobiliário, tapetes, almofadas, objetos para casa e uma edição que premia designers, “fiquei muito contente em poder ter na minha loja, a Artzzi em Campinas, peças que foram premiadas aqui no Prêmio Salão de Gramado de Design”, diz a empresária.
Apostar em bom um bom design foi o que Asa Estofados fez para esta edição do Salão de Gramado, “há um ano estamos trabalhando nisto e fizemos parcerias com alguns designers entre eles, Studio Galho e Studio Alfaia, para que desenvolvessem produtos que retratassem a brasilidade, exemplo disso é o Sofá Amazonas que traz as curvas sinuosas do rio no encosto, o assento lembra a canoa e os braços a cabeça do boto, já a poltrona Amasso representa o afeto e o carinho do povo brasileiro”, explica Emerson de Almeida, diretor geral da indústria. “Ainda investimentos em diferenciais, em novos tecidos e insumos, pois entendemos que isso traz grandes resultados de vendas”, conclui.
O Salão de Gramado tem a curadoria da designer gaúcha Marta Manente, que desde a edição de 2019 organiza os Talks do Salão com conteúdos com o intuito de fomentar o setor de decoração e design. Também é a idealizadora do Prêmio Salão de Gramado de Design, “esta nova estruturação para o Salão tem como objetivo o incentivo ao design autêntico e autoral, para que as indústrias não façam cópias e sim, invistam em designers que agregam valor ao seu produto”, afirma a designer. “Propomos o Oscar do Design do Brasil para celebrar as indústrias e os premiados, já que este é o único prêmio de design que acontece em um local tão icônico como o Palácio dos Festivais. E, os premiados levam para casa, além do troféu, um selo e certificado que chancelam o produto como inovador e reconhecido, agregando ainda mais valor à peça”, conclui.
Para finalizar, segundo o diretor comercial do Salão de Gramado, Márcio Magnus, a feira recebeu 14 lojistas internacionais entre eles, do Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina. “A 9ª Edição do Salão de Gramado foi um sucesso de público com diversidade de produtos e lançamentos. Estamos muito satisfeitos com a realização do Evento. A cada ano que passa, vimos a evolução e a procura por espaços no Salão crescer, isso nos mostra que a cada ano estamos dando um passo a mais na direção certa", afirma Márcio Magnus.
A próxima edição do Salão de Gramado já tem data marcada e será de 10 a 13 de junho. Edição comemorativa de 10 anos.
Comentários