IMG-LOGO

Salone del Mobile é a indústria do design no centro do mundo

Revisado João Caetano - 08 de Abril 2025
isalone_2025.jpg
63º Salone del Mobile.Milano
ouça este conteúdo

Nesta terça-feira (8) começou o 63º Salone del Mobile.Milano, com mais de 2.100 expositores de 37 países. O evento, mais uma vez é o ponto de encontro de uma cadeia de suprimentos estratégica, um evento-chave para conectar-se com mercados internacionais, um centro que dissemina energia vital por toda a cidade, transformando Milão na Capital Mundial do Design. 

 

Até o dia 13 de abril, nos mais de 169 mil metros quadrados de espaço de exposição, a 63ª edição do Salone del Mobile.Milano confirma a natureza dinâmica do evento, que nesta edição conta com 168 marcas estreantes e mais 91 que retornam. Muitas delas de fora da Itália, o que amplia o caráter global do evento. A mesma tendência se aplica aos tomadores de decisão, compradores, designers e investidores que chegam ao Fiera Milano, Rho, são mais de 150 países.

 

Um resultado possível graças ao compromisso do Salone em criar formatos e experiências que alimentem processos criativos, visão estratégica, modelos de produção e distribuição. Outro ponto positivo é o diálogo aberto entre a indústria do design e a imaginação dos protagonistas de uma Programação Cultural líder, visando estimular uma visão estratégica cada vez mais ampla, multidisciplinar e voltada para o futuro. 

 

O Salone del Mobile.Milano, mais uma vez, se apresenta como o principal evento internacional do setor em termos de DNA histórico, número de profissionais, faturamento geral e qualidade das propostas de fabricação industrial que, graças ao destaque do evento, se conecta ao mundo com uma oferta incomparável em termos de estética, inovação funcional e tecnológica, pesquisa de materiais e aptidão para transformar os desafios da sustentabilidade em vantagem competitiva. 

 

 63º Salone del Mobile.Milano

E, claro, o Brasil faz parte deste movimento, com uma delegação que neste ano reúne 90 empresas e dezenas de designers apoiados pela Abimóvel (Associação brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

 

 

 

 

 

Exposição chuva de Cajú 

Circuito de eventos realizado de 07 a 13 de abril de 2025 nos principais distritos da cidade – considerada a meca do design mundial –, o Brasil leva mais uma vez sua tradicional exposição à mostra organizada pela INTERNI na Università degli Studi di Milano, ampliando a mensagem da indústria e do design brasileiros ao apresentar soluções inovadoras em mobiliário, decoração, iluminação e novos conceitos de integração com o usuário.

 

Depois do êxito da "Coccoloba – Brazilian Exhibition” em 2024, recebendo cerca de 139 mil pessoas; para este ano, o Brasil leva a energia e a inspiração do fenômeno popularmente conhecido como “Chuva do Caju” (Cashew Rain).

 

A “chuva do caju” – primeira chuva depois da pós-estação (junho e julho) na região Nordeste do Brasil – simboliza a transformação e a imprevisibilidade, surgindo em períodos de seca para nutrir e promover novos ciclos de vida. Dentro do universo do design, esse conceito reflete a capacidade de se criar soluções inovadoras e sustentáveis diante das incertezas geradas pelas aceleradas mudanças climáticas e dinâmicas sociais. 

 

Assim, a presença do Brasil no Fuorisalone 2025 — organizada pela ApexBrasil, com apoio da ABIMÓVEL, e curadoria de Bruno Simões — convida o público a mergulhar na ideia de que o design pode germinar novas formas de viver e de conviver um com os outros e também com o mundo ao nosso redor.

 

Espaço BRASIL no iSaloni 

O Rho Fiera Milano também recebe O “Espaço BRASIL”, localizado em uma área de 970m² no Pavilhão 3, reunindo marcas e profissionais brasileiros que apresentam suas novidades em produtos com design assinado, matérias-primas e técnicas originais, tecnologias aplicadas, processos produtivos ambientalmente responsáveis e, claro, um toque de brasilidade por meio de cores, formas e texturas que convidam ao aconchego e ao bem-estar típicos da cultura e da produção nacional, com cenografia assinada pela Estojo

 

Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – contam com áreas exclusivas de exposição no Espaço BRASIL.

 

Além das áreas de exposição exclusivas, a Century, a CGS e a byKamy levam suas peças também ao Lounge Brasil, um ambiente para receber, interagir e relaxar durante o evento, que contará, ainda, com peças da Móveis James.

 

‘Design + Indústria’ no iSaloni 2025

A Abimóvel e a ApexBrasil realizam também mais uma edição da mostra “Design + Indústria” no Salone del Mobile.Milano. Uma das mais aguardadas atrações brasileiras durante o evento, a ação — fruto das articulações promovidas pelo Projeto Brazilian Furniture — reúne o trabalho de cerca de 30 fabricantes e 50 designers de diferentes regiões do Brasil, conectados por meio do programa que dá nome à mostra, resultando em peças autorais e atuais, exibidas na mostra com curadoria de Liana Tessler e cenografia também assinada pela Estojo.

 

A cobertura completa do Salone del Mobile.Milano você acompanha na próxima edição da revista Móveis de Valor. 

Comentários