Salone del Mobile na Art Week Miami. Veja a edição de 2024
O Salone del Mobile voltou a Miami este ano. Em uma cidade que parece estar em perpétua evolução, onde novos canteiros de obras ostentam as assinaturas de arquitetos como Tadao Ando e Peter Marino, a Art Week 2024 continua atraindo insiders de arte e design de todo o mundo, assim como um grande número de entusiastas. A confirmação de quão quente foi esta edição foi a presença de A$AP Rocky, um dos rappers mais famosos dos Estados Unidos, que apresentou sua coleção Hommemade para a Gufram no Design Miami.
Entrevistado pelo New York Times sobre o futuro próximo, ele respondeu que seu horizonte era o design. “Acho que os artigos para o lar são a nova vibe. É a direção que tudo está tomando agora”, disse o parceiro de Rihanna.
Pela segunda vez, o Show sediou uma grande festa no terraço do Soho House em Miami Beach junto com a ITA - Italian Trade Agency, o Consulado Geral, o Instituto Cultural Italiano e as principais associações americanas de arquitetos, designers e construtores. Entre os mais de 400 convidados estavam Paola Antonelli, curadora sênior do Departamento de Arquitetura e Design do MoMa em Nova York, a cofundadora do estúdio Formafantasma Simone Farresin , Fahad Al Obaidly, diretor interino da Design Doha Biennale, e o arquiteto Adam D. Tihany . O próximo Salone em Milão foi discutido, e em particular a primeira edição do Euroluce International Lighting Forum , ao qual serão dedicados os dias 10 e 11 de abril.
Ao longo dos próximos dias, Marco Sabetta, gerente geral do Salone , falou na quinta edição do The Best of Italian Design 2024 no Istituto Marangoni Miami com a Câmara de Comércio Ítalo-Americana em Miami. A presidente do Salone, Maria Porro, participou de uma conversa com Vincenzo De Bellis, diretor de feiras e plataformas de exposição da Art Basel , em uma noite lotada no Instituto Cultural Italiano em Coral Gables. Entre os tópicos abordados, além do papel da "italianidade", estava a importância da educação e o papel da responsabilidade do Salone e da Art Basel, duas das mais importantes instituições de arte e design do mundo.
As instalações apresentadas no Design Miami incluíram Herbarium Radiant de Mária Čulenová e Jan Formánek para Lasvit, dedicada à percepção do vidro e ao futuro deste material eternamente fascinante. Interwoven Narratives de Draga & Aurel para Visionnaire transformou a forte conexão entre arte e design que sempre caracterizou o trabalho da dupla em uma experiência imersiva, na qual obras, móveis e tecidos se tornaram parte de um todo emocional.
Enquanto Edizioni del Pesce, com curadoria de Maria Cristina Didero para Meritalia, prestou homenagem ao falecido Mestre com um projeto de exposição que celebrava a imperfeição e a subjetividade, e a originalidade imaginativa e livre que caracterizava toda a produção do grande designer italiano.
Além do já mencionado Hommemade de A$AP Rocky para Gufram, uma homenagem à cidade de Nova York e uma interpretação de um novo modo de vida contemporâneo.
Comentários