Schumann Móveis e Eletros compra empresa gaúcha Multisom
Como a revista Móveis de Valor havia noticiado, um dos símbolos do varejo gaúcho, a Multisom, está sob nova direção. A rede de móveis e eletros Schumann, de Chapecó, fechou na última quarta-feira, 29, a compra da empresa, que atua com produtos de som e eletrônicos. Os valores da venda não foram divulgados.
Fundada em 1988 em Porto Alegre, a Multisom se tornou um símbolo do varejo gaúcho com a venda de discos e CDs. Com as transformações no mercado fonográfico nas últimas décadas provocado pelo avanço dos meios digitais, a rede teve de se reinventar e passou a atuar com instrumentos, telefonia, informática e eletrônicos. A marca é mais forte no Rio Grande do Sul, com lojas espalhadas por todo o território e opera também em Santa Catarina, inclusive na parte litorânea, onde a Schumann não está presente.
E por falar na nova proprietária da empresa, a Schumann tem maior presença no Oeste catarinense e no Rio Grande do Sul. Além disso, mantém 14 filiais no Norte, mais próximas da divisa entre os estados. Sem contar com as filiais no estado do Paraná.
A principal diferença entre as duas lojas é no portfólio. Ao contrário da rede gaúcha, que atua principalmente com instrumentos musicais e eletroeletrônicos, a rede catarinense vende, também, linha branca e móveis. Desse modo, tem lojas maiores e isso seria um fator difícil para a conversão da bandeira, pois muitas lojas da Multisom têm tamanho reduzido.
Entre as razões que motivaram a compra está, principalmente, o fato de a marca Multisom ser muito consolidada no Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina o que pesou no fator geográfico, ou seja, as unidades da Multisom não se sobrepõem ao mercado da Schumann. “São complementares” – explicou André Schumann, fundador e presidente da rede.
Ainda de acordo com ele, existem muitas sinergias entre os dois negócios. A estimativa é de uma economia mensal de R$ 1,5 milhão. Será possível diluir custos de operação porque a empresa está dobrando de tamanho, melhorar a logística, a infraestrutura e a performance. Enquanto a rede de SC vai fortalecer a questão financeira, a gaúcha incluirá um novo segmento de produtos na empresa: o de instrumentos musicais. A união dos dois negócios fortalece a empresa, que conseguirá melhores condições de compra junto a fornecedores. Para o empresário, isso é de fundamental importância para um segmento que está cada vez com margens mais estreitas.
Nos últimos anos, a Multisom, fundada e presidida pelo catarinense Francisco Novelletto até então, estava enfrentando diversas dificuldades, entre as quais de manter lojas em shopping centers devido ao aluguel muito caro. Por isso reduziu o número de unidades, mas continuou com uma parte em shopping, inclusive nos principais de SC. Mesmo assim, teve faturamento de cerca de R$ 400 milhões no ano passado.
Comentários