Sebrae Minas abre inscrições para prêmio de design
Por Edson Rodrigues
-
27 de Abril 2012
O Prêmio Sebrae Minas Design já revelou talentos, como o designer mato-grossense Sérgio Matos. Depois de vencer a primeira edição do concurso, com o banco Ianomami, ele conseguiu produzir a peça no Nordeste e comercializá-la no Rio de Janeiro e São Paulo. O designer também foi convidado a expor seus trabalho em eventos como o Salão Internacional do Móvel, em Milão, na Itália.
Sérgio foi um dos 121 inscritos no concurso, em 2008. Dois anos depois, o número de inscritos no prêmio subiu para 468, entre profissionais e estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceara, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Distrito Federal. Na última edição, os designers sugeriram produtos inovadores para os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico, móveis, resíduos desses setores e da construção civil.
Para participar
Os candidatos podem participar individualmente ou em equipe e não há limitação para o número de trabalhos a serem enviados. Os projetos serão avaliados por cinco jurados, que irão considerar os seguintes aspectos: originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental.
Os vencedores participarão de uma missão técnica internacional, receberão troféu e certificado, e ainda terão os projetos divulgados em uma mostra e em catálogo que será distribuído para as empresas dos setores selecionadas nesta edição. A divulgação dos finalistas será no dia 15 de agosto. A premiação será realizada durante a 4ª Bienal Brasileira de Design, de 19 setembro a 31 de outubro, em Belo Horizonte.
Arranjos Produtivos Locais (APLs em Minas Gerais)
Arranjos Produtivos Locais (APLs em Minas Gerais)
Em Minas Gerais existem cerca de 36 Arranjos Produtivos Locais (APLs), aglomerações de empresas em um determinado espaço geográfico com uma mesma especialização produtiva. Estima-se que esses APLs agrupem 6 mil empresas em todo o estado. Nesta edição do prêmio, os participantes poderão desenvolver projetos baseados nos APLs de calçados (Nova Serrana), Móveis (Ubá) e Cerâmica Vermelha (Ituiutaba e região).
Serviço:
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.premiosebraeminasdesign.com.br, até o dia 29 de julho (data limite para envio eletrônico do projeto)
Comentários