Segurança e saúde no ramo madeireiro e mobiliário
Por Edson Rodrigues
-
01 de Outubro 2013
Empresários e representantes de empresas do setor moveleiro e madeireiro, profissionais da área de recursos humanos, do administrativo e do setor jurídico das empresas participaram, na última semana, da apresentação do Protocolo de Compromisso sobre Segurança e Saúde no Trabalho do Ramo da Madeira e do Mobiliário. O evento, que foi realizado em Coronel Freitas (SC), contou com a participação de técnicas do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó (SITICOM), que fizeram a leitura do documento. Os especialistas, além de ler o protocolo, apresentaram os artigos e normas regulamentadoras contidas nele, ressaltando as obrigações que cabem à classe patronal.
A reunião também serviu para que os empresários e profissionais envolvidos no segmento fossem orientados sobre as premissas básicas e importância do cumprimento da legislação vigente, a fim de evitar encargos com ações trabalhistas e como forma de garantia à segurança e a saúde dos colaboradores.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE), Osni Verona, afirma que o sindicato patronal deve estar ciente da contrapartida necessária aos colaboradores para que haja melhorias nas condições que remetam à saúde e à segurança no trabalho. “O setor moveleiro ainda não possui uma norma regulamentadora específica, portanto, o protocolo também tem o intuito de orientar os empresários de acordo com as normas que mais se encaixam na linha produtiva do segmento de madeira e móveis”, relata.
Após a apresentação do protocolo, representantes de planos de saúde ocupacional puderam apresentar os serviços oferecidos. Participaram da ação o Sesi, a Unimed Chapecó, a Soulmed e a Alfamed.
Comentários