IMG-LOGO

Self storage pode reduzir custos para lojistas

Por Jeniffer Oliveira - 12 de Novembro 2018

Bastante popular nos Estados Unidos, o conceito de self storage, que na tradução livre significa auto armazenamento, funciona de maneira simples: a pessoa física ou jurídica aluga um espaço, chamado de box, do tamanho necessário e lá guarda tudo o que precisar. “Ao adotar o self storage é possível eliminar gastos como energia elétrica, aluguel, segurança, IPTU, investimento em construções para armazenamento, entre outras taxas”, explica Marcelo Starling, franqueado da Guarde Mais, uma empresa de self storages e guarda móveis do Brasil.

 

A redução de custos, que impacta diretamente no aumento da margem de lucro, é apenas uma das muitas vantagens do serviço para o mercado varejista. Outro benefício, por exemplo, é a possibilidade de aumentar a área de armazenagem de sua loja sem ter que investir, já que o box serve como uma extensão da loja. “Muitas vezes os varejistas recebem ofertas de fabricantes para compras de maiores volumes de mercadorias com descontos atrativos, mas não o fazem, por conta de falta de espaço para armazenagem. Tais descontos extras poderiam auxiliar na melhoria de lucratividade da empresa dentro de uma condição de giro de mercadorias normal. Além disso, com um melhor espaço de armazenamento de mercadorias o lojista consegue minimizar imprevistos, otimizar seu estoque, evitando a falta de produtos, além de liberar áreas úteis em seu estabelecimento que podem ser utilizadas para aumentar sua área de exposição”, afirma o consultor Luis Valini, sócio-diretor da Valini Consulting & Training.

 

Starling ainda acrescenta que muitas empresas que comercializam produtos via e-commerce utilizam este tipo de armazenamento, pois podem ter uma estrutura simples de venda em apenas uma sala e uma área de apoio totalmente adequada e organizada para suprir sua logística.

 

A otimização da loja também é algo que pode ser impactado positivamente a partir do momento em que o empresário opta por usar o serviço de self storage. Isso porque muitas empresas sofrem com falta de espaço para armazenar equipamentos que não estão em uso e que atrapalham o armazenamento dos produtos que geram negócios, deixando o ambiente sobrecarregado.

 

Além do estoque e equipamentos não utilizados com frequência, o lojista pode usar o serviço de self storage para outros fins, como o armazenamento de documentos e materiais de campanhas publicitárias, por exemplo.

Comentários