Seminário discute setor no Vale do Paranaíba
O Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Mobiliário do Vale do Paranaíba (Sindmob), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a FIEMG Regional do Vale Paranaíba, vão realizar nos dias 2 e 3 de maio o primeiro Seminário Internacional de Discussão Científica no Campo do Design para debater o desenvolvimento da pesquisa científica para o setor moveleiro da região. O público-alvo do evento são os marceneiros e alunos dos cursos de design da região.
“A FIEMG, através do PCIR (Programa de Competitividade Industrial Regional), tem uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia para apoiar projetos voltados para a sustentabilidade do setor moveleiro. E um desses projetos será apresentado no seminário, é o CACO”, comentou Everton Magalhães Siqueira, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba. Segundo ele, já existe uma parceria da UFU e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para o desenvolvimento do Projeto CACO, que visa desenvolver e implementar, de modo participativo, um conjunto de estratégias de ecodesign aos processos produtivos das MPEs de mobiliário personalizado, visando melhorar sua competitividade, principalmente por meio da minimização dos resíduos moveleiros.
As palestras serão realizadas por professores vindos de programas de pós-graduação em Design do Brasil e de Portugal. “Além do Seminário, outras atividades serão realizadas pelos professores/pesquisadores como visitas técnicas às marcenarias envolvidas no projeto, análise do diagnóstico realizado, e elaboração de propostas de design estratégico para minimização dos resíduos moveleiros”, explicou Ruy Gouveia Mendes, presidente do Sindmob. As visitas técnicas às cinco marcenarias participantes do Projeto CACO serão realizadas nos dias 28 e 29 de abril.
Comentários