IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Senai apoiará segmento de móveis no PR

Por Edson Rodrigues - 19 de Março 2012
O Senai do Paraná realiza nos dias 21 e 22 deste mês um encontro com empresários para lançamento do projeto “Networking para Qualidade, Tecnologia, Inovação e Competitividade do setor Mobiliário em Madeira”, na Cidade Industrial (CIC), em Curitiba, às 8h30. A medida é fruto da parceria entre o Senai (PR) e o Centro Tecnológico do Setor de Mobiliário em Madeira – Cosmob, instituição italiana, com sede na cidade de Pesaro, ligada a ensaios e certificação para a área moveleira.

A cooperação técnica com o Cosmob foi firmada a partir de iniciativa do Sindicato da Indústria do Mobiliário (Simov) e o Senai (PR). O Simov enviou duas comitivas para Pesaro, na Itália, para o desenvolvimento dos contatos com o Cosmob.

Dentre as ações do projeto, está a adequação do software Everdee, usado para determinar o ciclo de vida de um produto, a parâmetros brasileiros e latino-americanos. No início, a ferramenta será usada para atender a indústria moveleira, mas poderá ser usada em qualquer segmento industrial.

No Paraná, será instalado o escritório Everdee, no qual o Senai (PR) e outros parceiros do projeto (UFPR e o Simov, na Região Metropolitana de Curitiba, e outros sindicatos mobiliários, nas demais regiões) irão desenvolver ações para o segmento do mobiliário.

Outra ação do projeto Cosmob é a fazer ensaios para determinar a emissão de formaldeídos em móveis, que permitirá a adequação dos produtos às normas internacionais, e, consequentemente, ampliar a exportação de móveis. O projeto inclui, ainda, a construção de uma câmara para ensaios não destrutivos na determinação das emissões de formaldeídos, que será implantada no complexo laboratorial da CIC. Também serão realizados ciclos de seminários pelas principais regiões moveleiras do Estado para divulgar as ações do projeto e estimular os empresários a utilizarem as ferramentas implantadas.

Comentários