IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Senai investe em treinamento com instituto italiano

Por Edson Rodrigues - 23 de Abril 2013
O Instituto italiano Cosmob (Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis) iniciou nesta segunda-feira (22) e prossegue até sexta-feira (26), na FatecSenai Campo Grande, o treinamento junto a técnicos do Senai dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre e Espírito Santo. Esse treinamento faz parte do Programa Networking para Qualidade, Tecnologia, Inovação e Competitividade do Setor Mobiliário em Madeira.

O que acontecerá durante essa semana será a 2ª etapa do projeto de consultoria de análise do ciclo de vida (LCA) que avaliará, de forma sistemática, os impactos ambientais dos produtos fabricados pela indústria moveleira em todas as fases, desde a extração das matérias-primas até o destino final dos móveis.

No Mato Grosso do Sul o programa é fruto de uma parceria entre Senai e Sindmad (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Móveis em Geral, Marcenarias, Carpintarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira, de Cortinados e Estofados do Estado), e no ano passado, iniciou a parceria com o Cosmob.

Além de buscar consolidar uma rede de ecodesign baseada na sustentabilidade ambiental para o atendimento da indústria brasileira de mobiliário em madeira, o Programa tem ainda a participação de outros departamentos regionais da entidade em seis estados.

Segundo o diretor-técnico do Senai, Dax Peres Goulart, o programa será um diferencial para os estados beneficiados com a tecnologia disponível nessa parceria com o Cosmob. “Com a inclusão da metodologia de estimativa da sustentabilidade de produtos e da adequação a padrões internacionais, o Senai passa a contribuir ainda mais para que a indústria moveleira se torne mais competitiva”, destacou.

Comentários