IMG-LOGO

Ser sustentável pode ser a opção entre crescer ou desaparecer

Por Natalia Concentino - 27 de Junho 2023

Há anos falamos sobre sustentabilidade, sobre um futuro mais consciente, economia circular, logística reversa e diversas outras coisas relacionadas ao meio ambiente. Porém, isso já não é mais um assunto para políticas de longo prazo, a nossa realidade já está cheia de exemplos de que podemos ter agora a indústria moveleira e colchoeira colocando em prática ações sustentáveis. Por isso, o especial deste mês traz cases, inovações, tendências e estratégias para uma caminhada rumo à economia circular.

 

Desde o ano passado, quando as feiras voltaram depois da pandemia a acontecer presencialmente, a sustentabilidade está em pauta. O iSaloni é um dos eventos que trabalhou essa questão como tema, tanto na edição de 2022 como na deste ano. Grande parte das empresas que estiveram na feira italiana optou por utilizar materiais recicláveis ou de origem renovável, além de priorizar materiais naturais em detrimento dos sintéticos. A otimização dos processos produtivos também foi amplamente discutida, inclusive, na Interzum (leia a matéria sobre o evento na página 32) em que os fabricantes de máquinas e equipamentos mostraram sua preocupação em contribuir para a solução dessa questão.

 

A LIGNA também abordou as questões sustentáveis e focou na versatilidade da madeira, matéria-prima amplamente utilizada pelas empresas do setor. A madeira é natural e renovável, podendo contribuir no processo de descarbonização, o que levou os fabricantes a criarem ferramentas e métodos de trabalho, ferramentas digitais e robôs industriais de alto desempenho ou exoesqueletos como auxiliares de trabalho.

 

Uma das indústrias que participou da LIGNA foi a Biesse que…CONTINUE LENDO

Comentários